Desafio: Seis meses sem compras!

Desafio: Seis meses sem compras!

Olá, meninas! A partir de hoje a Julia, do Economoda, vai começar um desafio para cortar de vez os supérfluos e economizar dinheiro, quem mais quer seguir o exemplo?

Todas vocês que acompanham aqui a coluna do Economoda sabem o quanto eu falo sobre consumo! Ainda que seja econômico, respiro e falo sobre compras rs! E para falar para vocês eu preciso pesquisar, receber dicas e muitas vezes, finalizar a compra rs.

Sempre fui muito consciente com compras, guardei dinheiro minha vida toda, mas notei que andava fazendo compras de coisas que iria usar uma só vez, ou ainda comprei só para combinar com uma peça. E assim, de pequenas parcelinhas em pequenas parcelinhas, vi o quanto do meu orçamento estava comprometido com pequenas besteiras!

Ao assumir uma grande dívida pessoal, eu decidi que era hora de parar. Decidi ver como cada realzinho gasto em peças que não usaremos ou cosméticos que ficarão em nossas gavetas iriam impactar no pagamento da minha dívida.

E assim, inspirada em alguns projetos que li por ai (Um Ano sem Zara – MUSA!) , decidi criar o meu #econosemcompras! Um desafio de 6 meses (talvez eu aumentarei rs!) em que não posso comprar nada, nenhum supérfluo, nenhuma roupitcha, nenhum batom novo, nenhum esmalte. NADA.

cartao-credito-compras

Estou a 20 dias nessa, e posso dizer que o impacto no meu cartão de crédito – que aliás foi cancelado devido a uma perda e não será reposto – foi mais positivo do que imaginava! As armadilhas das lojas online com compras simples através de um clique – NÃO POSSO MAIS! Marcas famosas fazendo coleções exclusivas com lojas de departamento – NÃO POSSO MAIS! Aquela peça que faltava pra eu complementar o look – NÃO POSSO MAIS! Aquela cor mara de batom que talvez fique péssima na sua pele mas você quer porque é coleção limitada – NÃO POSSO MAIS!

Esta difícil, devo confessar, até porque o Economoda continua e as minhas pesquisas e dicas continuam também, e passo muita vontade. Mas tenho encontrado válvulas de escape para os desejos e cada dia que resisto a algo, me sinto vitoriosa rs!

Eu amo me privar de algumas coisas por algum tempo, sádico eu sei rs, mas é uma forma de ser drástica e tentar tirar hábitos da minha vida. Por exemplo, era viciada em refrigerantes, tomava mais de 1 L por dia. Até que decidi me desafiar e parar por um ano. O que aconteceu? Nunca mais voltei a gostar e tirei esse hábito ruim da minha vida.

Se vou parar de comprar? Com certeza não, mas espero ter mais consciência, não usar compras como uma válvula de escape e também usar compras a prazo somente em casos de necessidade.

Se vai dar certo ? Me esforçarei ao máximo para que dê! Prometo voltar aqui ao final dos 6 meses para contar para vocês!

Crédito das fotos: Shutterstock

Julia Campos é economista e fundadora do blog Economoda. Escreve sobre dicas de economia em moda e cosméticos e ajuda as mulheres a se sentirem mais bonitas gastando pouco.

Este conteúdo foi útil para você?

Julia Campos

Julia Campos

Economoda

close