Devo morar perto do trabalho ou mudar de emprego?

Devo morar perto do trabalho ou mudar de emprego?

Despertador dispara às 5h, às 6h você já está de banho tomado, maquiagem feita, roupa escolhida e o café desce às pressas para que você consiga pegar o trânsito mais leve. Mesmo com toda essa correria, acaba gastando pelo menos uma hora e meia dentro do carro/ônibus/metrô para chegar ao trabalho. No fim do dia, o estresse é ainda maior, porque além do cansaço é bem possível que você não consiga escapar do caos do horário de pico.

Bom, esse martírio deve fazer parte da vida de muitas mulheres. O cenário é tão comum que, apesar de terrível, acaba sendo tolerado e incorporado à rotina como algo natural. Mas será mesmo que precisa ser assim?

Esse desgaste diário remete à famosa frase do personagem Tuco no clássico velho-oeste “Três homens em conflito”: “Se você trabalha para viver, por que se mata trabalhando?”. O tempo da gente não é precioso somente por valer dinheiro. A forma como você usa seu tempo também vai interferir em sua produtividade, na qualidade do seu trabalho e, principalmente, na sua felicidade.

Como lidar com a distância

Se sua casa e seu trabalho estão muito distantes, vamos colocar algumas coisas na balança. O quão importante esse emprego realmente é para você? É neste local que você deseja consolidar sua carreira e que está lhe dando boas oportunidades de crescimento? Se a resposta for sim, a distância não será suficiente para que você abra mão deste emprego. Sendo assim, será que não seria o caso de pensar em mudar-se para um local mais próximo ao trabalho?

É claro que essa possibilidade pode esbarrar nos custos que você teria, principalmente se seu local de trabalho estiver em uma região muito valorizada. Mas é possível que você encontre um imóvel em que você reduza consideravelmente o seu tempo de deslocamento, ou que pelo menos lhe ofereça boas condições de mobilidade, como uma linha de ônibus que passe pelo seu itinerário.

Coloque as contas na ponta do lápis e pense no quanto você pode economizar com transporte se estiver morando mais perto do seu trabalho.

devo morar perto do trabalho ou mudar de emprego?

E se não for o emprego dos sonhos…

Você tem esforçado-se diariamente para encarar um trajeto longo e desgastante somente pelo contra-cheque? Veja bem, não estamos dizendo que você pode simplesmente abrir mão de ganhar dinheiro, mas dá para planejar uma vida mais sustentável.

Se seu trabalho não lhe dá satisfação suficiente para compensar o sacrifício que é chegar lá todos os dias, não seria o momento de correr atrás de um outro emprego mais próximo de sua casa? Ainda que você ganhe menos, a gente volta naquele argumento da economia que fará no trajeto e também na forma como você poderá aproveitar o tempo.

Pense no que você pode fazer nas três horas que costuma gastar diariamente para ir e voltar do trabalho. Com um emprego mais próximo de casa você ganha tempo para estudar, fazer exercícios, cuidar do seu lazer, da sua qualidade de vida. Pode também ganhar mais tempo para investir em projetos pessoais que te tragam retorno financeiro e em trabalhos como freelancer.

Gaste sua energia somente com o que vale a pena. Conformar-se com uma rotina que te traz desgaste desnecessariamente é deixar de investir em seu potencial produtivo. Pense nisso e faça uma boa escolha!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close