Dia de Doar: campanha incentiva a doação

Dia de Doar: campanha incentiva a doação

Com a aproximação do final de ano e o aumento das compras, que tal fazer o caminho inverso e doar parte do que tem? Essa é a proposta do Dia do Doar, uma campanha internacional realizada neste dia 29 para promover a cultura de doação.

A data nasceu nos Estados Unidos, em 2012, chamada de Giving Tuesday e vem como um contraponto às grandes datas comerciais, como a Black Friday e Cyber Monday. No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2013 e desde 2014 foi incorporada à edição global. A mobilização é organizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no País.

Hoje, ONGs de todo o país realizarão diversas ações para receber doações. Para fazer parte da campanha, você pode acessar o site Dia de Doar e as redes sociais do movimento.

Para Silvia Daskal, membro do Movimento por uma Cultura de Doação, a data tem um importante papel em promover a cultura de doação e colaborar com o trabalho de diversas instituições. “As doações são fundamentais para as organizações, pois possibilitam que as entidades cumpram com a sua missão e isso é transformador para toda a sociedade.”

dia_de_doar_interna

O Word Giving Index (Índice Mundial da Solidariedade) deste ano mostrou que os brasileiros subiram 37 posições no ranking da doação, indo da 105ª para a 68ª. Apesar do crescimento, outra pesquisa recente, a Doação Brasil, revelou que menos de 40% da população brasileira tem o hábito de doar para ONGs pelo menos uma vez ao ano. Por isso, o Movimento por uma Cultura de Doação acredita que ainda há muito potencial para disseminar o hábito de doação no País.

Essa pode ser uma boa oportunidade para rever suas prioridades, separar pertences que não precisa e apoiar causas em que acredita. Podem ser feitas doações em dinheiro ou bens, em aportes únicos ou regulares. Confira aqui como participar.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

marianaribeiro

Mariana Ribeiro

Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

close