Dia Internacional do Planeta Terra: como ser mais sustentável?

Dia Internacional do Planeta Terra: como ser mais sustentável?

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, ao passo que 870 milhões de pessoas passam fome ao redor do globo, segundo dados de relatório feito pela Organização das Nações Unidas. Mesmo sofrendo uma grave crise hídrica, o Brasil desperdiça, em média, 37% da água tratada que possui. Em 2014, 10% de toda a energia elétrica produzida no Brasil foi desperdiçada, segundo levantamento da Abesco. Este compilado de informações alarmantes serve para lembrar a importância da data de hoje, o Dia Internacional do Planeta Terra.

A data passa em branco para muita gente, o que é um absurdo tão grande quanto os dados que apresentamos acima. Tendo em vista a necessidade de preservar o planeta, você tem feito o que realmente é necessário para contribuir para um mundo mais sustentável? Abaixo vamos dar algumas dicas de hábitos que devem ser incorporados ao cotidiano, todas elas benéficas não só ao meio ambiente, mas também para o seu bolso.

Você também pode gostar: 
4 aplicativos para economizar água
4 aplicativos para economizar energia elétrica
Organizar a geladeira pode trazer economia e qualidade de vida

Reaproveite embalagens

Compotas de doces, azeitonas, palmito, entre várias outras coisas que consumimos em embalagens de vidro, metal ou plástico. Por que joga-los fora se eles são duráveis e podem ser úteis no dia a dia? Assim como você pode deixar de consumir sacolinhas plásticas e reaproveitar caixas de papelão e usar sacolas retornáveis para fazer suas compras de supermercado, é possível reutilizar embalagens dos produtos que você consome para outros fins.

Separar o óleo velho para descartar da forma correta, guardar peças pequenas (como pregos e parafusos), guardar alimentos não-perecíveis, são apenas alguns dos exemplos do que você pode fazer com as embalagens que tem em casa. Para facilitar a divisão do que pode ser reaproveitado, vale mais um conselho fundamental: separar o lixo reciclável do orgânico, hábito necessário e pouco absorvido em nossa cultura.

Use mais sua bicicleta

Além do preço do combustível estar nas alturas, usar o carro com frequência só ajuda a aumentar o estresse de forma geral (como não perder a paciência com o trânsito caótico?), poluir o meio ambiente e ainda gerar outras despesas, principalmente com manutenção. Experimente usar a bicicleta com mais frequência, especialmente nos trajetos próximos de casa.

Invista em luzes de LED

Elas podem até ser mais caras que as incandescentes ou fluorescentes nas prateleiras dos supermercados, por outro lado têm um aproveitamento energético muito superior, o que representa economia na conta de luz. Além de consumirem menos energia, a capacidade de iluminação delas também é melhor do que as outras, ou seja, é um gasto que lhe dará retorno a médio e longo prazo.

Instale placas de aquecimento solar em casa

Assim como no caso da LED, será preciso fazer um investimento na instalação do equipamento, mas o retorno vem em benefício ao meio ambiente, bem como redução na conta de luz (em comparação ao aquecimento elétrico) ou de gás (em comparação ao aquecedor a gás).

Use uma cisterna

Reutilizar água da chuva é ideal para cobrir o consumo no cotidiano com coisas básicas. Ela pode ser usada para regar plantas, lavar carros ou mesmo usada na descarga do banheiro. Qual o sentido de usar água potável para descartar o que a gente excreta?

lavar-roupa

Junte roupas e louças em grande quantidade para lavar

A solução é ideal para evitar o desperdício de água corrente. Uma máquina cheia de roupas desperdiça menor quantidade de água em relação a várias lavagens de pequenas mudas. O mesmo aplica-se para lavar louças.

Reaproveite água do banho

Tomar banho com um balde próximo à ducha pode render uma boa economia de litros d’água. Ela pode ser usada rotineiramente para regar vasos de plantas em seu canteiro, para substituir a descarga convencional, lavar peças íntimas, etc.

Aproveite ao máximo seus alimentos

Descascou um abacaxi para o almoço? Use a casca para fazer um chá. As sobras do almoço do dia anterior podem ser usadas para fazer um mexido ou uma sopa. Congele alimentos perecíveis, como legumes e verduras, para que eles não se percam na gaveta da geladeira.

Faça compostagem

Olhe para sua lixeira da cozinha e reflita: esses restos deveriam servir para aumentar o volume dos lixões que só pioram as condições do nosso planeta? Todo este descarte pode ser muito mais útil se for usado como matéria-prima de compostagem, que serve para adubar plantas.

Retire os aparelhos da tomada

O hábito de desligar os eletrodomésticos e demais eletrônicos, porém mante-los em stand-by é uma constante fonte de consumo de energia. Além disso, se você estiver fora de casa durante um temporal, ainda corre o risco de levar aquele prejuízo com sobrecargas de energia que podem fazer os equipamentos queimarem.

Crédito das fotos: Shutterstock

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close