Dicas mágicas para economizar no dia a dia

Dicas mágicas para economizar no dia a dia

A nossa rotina pode se tornar tão agitada que muitas vezes não prestamos atenção em como estamos fazendo as tarefas mais simples (compras no supermercado, farmácia, gastos com carro). Adotar alguns cuidados básicos podem te ajudar a reduzir consideravelmente suas despesas.

Para te ajudar a ganhar fôlego nas suas finanças, vamos propor agora algumas dicas para você incorporar na sua rotina. Ao fim do mês, com certeza seu bolso vai agradecer.

Supermercado

Não é só a lista das compras que vai te ajudar a economizar e se ater a somente os itens que estão realmente em falta na dispensa. Muitas vezes a gente acaba listando coisas que não vamos precisar de imediato e que acabam passando da data de validade nas nossas prateleiras. Quando for comprar seus alimentos, pense antes no que você pretende cozinhar ao longo da semana. Com os cardápios previamente organizados, você evita desperdício. Evite também levar as crianças ao supermercado. Elas sempre ficam seduzidas pelas guloseimas e acabam “engordando” o carrinho – e a sua família de quebra…

economize na farmácia

Farmácia

Ainda no consultório, sempre que receber uma receita, pergunte ao seu médico qual é a opção genérica do medicamento. A fórmula do remédio é a mesma dos laboratórios convencionais, com a diferença que os preços saem bem mais baratos. Pelo celular, também é possível consultar os preços mais em conta através de um aplicativo chamado Mais Preço. Ele pode ser baixado gratuitamente para o iOS e também para o Android.

Trânsito

Se não estiver fazendo um calor insuportável, uma dica simples pode te ajudar a economizar combustível. Opte por andar de vidros fechados e com o ar condicionado desligado. Como assim? Pode parecer engraçado e até conversa fiada, mas a física explica o motivo. Sem abrir os vidros, você preserva a aerodinâmica do veículo e ele vai render o ideal para o objetivo que foi projetado. Detalhes de aerodinâmica fazem toda a diferença para os pilotos de corrida, portanto, o princípio que vale para o carro deles, também vale para o seu.

Caso seu carro seja bicombustível, faça sempre as contas para saber o que fica mais viável para abastecer. Apesar de o preço do etanol ser mais baixo que o da gasolina, nem sempre optar por ele será sinônimo de economia, porque este combustível tem rendimento mais baixo. Uma continha simples te ajuda neste caso. De forma geral, o etanol só é vantajoso se o litro estiver custando até 70% do preço da gasolina. Ao chegar no posto, dividida o valor do álcool pelo da gasolina. Se a conta ficar acima de 0,7, é sinal de que não compensa abastecer com o álcool. Quer uma mãozinha? O aplicativo Álcool ou Gasolina, Chefia? te ajuda na hora de tomar a decisão de abastecer – tem para iPhone e Android.

economize aprendendo a fazer as unhas

Beleza

Mulher nenhuma gosta de ficar com as unhas por fazer, a sobrancelha mal feita ou mesmo sem maquiagem, não é mesmo? E no fim das contas, como esses cuidados acabam tomando bastante tempo, você acaba resolvendo tudo no salão de beleza. Mas dá para reduzir os seus gastos sem ficar descuidada. Separe um tempo em casa, mesmo que seja no fim de semana, para fazer você mesma algumas coisas mais simples, como as unhas ou mesmo ir treinando a maquiagem. Se você optar pelo salão somente em situações especiais, dá para economizar um bom dinheiro. Se quiser investir para se produzir bem em casa, o Senac oferece alguns cursos na área de beleza que podem te ajudar.

Escritório

Os gastos com suprimentos do escritório fazem uma diferença enorme ao fim do mês. E para cortar parte deles, algumas mudanças na rotina podem ajudar. Evite imprimir ao máximo que puder. Para trocar documentos e tarefas entre os funcionários, opte por usar mais o email. Em seu computador, procure as configurações para o ajuste do brilho da tela. As vezes, sem perceber, a gente acaba usando o computador com o brilho máximo do monitor e isso gasta mais energia. É muito comum os funcionários adquirirem o péssimo hábito de deixar o terminal no modo de espera quando vão para casa. Isso não significa que o consumo de energia foi cessado. Apesar de parecer estar desligado, alguns dispositivos de energia seguem conectados e consumindo eletricidade.

Tem mais alguma sugestão? Conte para nós!

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close