Dicas para comer bem sem gastar muito

Dicas para comer bem sem gastar muito

Com os preços dos alimentos pesando no bolso dos brasileiros, comer bem sem gastar tanto pode ser um desafio. Mas a tarefa não é impossível. Com estratégia, você consegue ter uma alimentação de qualidade sem que as finanças sejam prejudicadas. Veja algumas dicas.

Leitura complementar

Lista de Supermercado

Lista de Supermercado

Ver mais

1) Faça uma lista antes de ir ao supermercado e à feira

Planejamento é tudo. Leve sempre uma lista quando fizer compras no supermercado e na feira. É importante anotar não só os produtos que você precisa levar, mas também as quantidades. Assim é mais fácil se organizar, não comprar em excesso e evitar gastos desnecessários. Como os alimentos vendidos na feira geralmente são perecíveis, o ideal é fazer compras semanais e em quantidades menores.

2) Compare preços pela internet

Faça uma boa pesquisa em sites de comparações de preços em lugares diferentes. Dessa forma, você já vai direto ao supermercado ou estabelecimento no qual os valores estiverem mais em conta.

3) Compre frutas e vegetais da época

Dê preferência às frutas e vegetais da época, pois como a oferta deles é maior, os preços são mais baixos. Procure também ir bem alimentada às compras. Se estiver com fome, as chances de levar o que não precisa são maiores.

comer-bem

4) Dê preferência aos produtos a granel

Outra opção para economizar é comprar produtos a granel. Você pode conseguir preços mais baixos comprando em quantidades maiores. Alguns supermercados contam com sua própria linha de cereais, por exemplo, que geralmente é mais barata do que as de outras marcas.

5) Use marcas alternativas

Troque a marca de alguns produtos que compra no supermercado. Opte pelas que sejam mais em conta, mas nunca se esqueça da qualidade. Você pode acabar se surpreendendo com marcas mais baratas e até melhores do que as que você costumava usar.

6) Divida e armazene em porções

Se você está interessada em ter uma alimentação mais saudável, é provável que aumente o consumo de alimentos perecíveis. Aposte em uma boa conservação para que eles durem mais e sejam melhor aproveitados. Uma alternativa é dividir os alimentos em porções pequenas para facilitar tanto o armazenamento quanto o consumo. Alguns produtos podem ser congelados.

7) Cultive uma pequena horta

Se você quer comer bem sem gastar muito, que tal cultivar uma pequena horta em sua casa? É uma forma de ter alimentos sempre fresquinhos à sua disposição.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close