Dicas para economizar com o telefone celular

Dicas para economizar com o telefone celular

Essa é uma dica boa tanto para aquelas que amam ficar horas e horas falando no celular e trocando mensagens, quanto para aquelas que não suportam mais ouvir o aparelho tocando. Saber usar bem o celular é fundamental, use você muito ou pouco: garante uma economia importante todo mês e evita o descontrole telefônico!

O Finanças Femininas conversou com a Maria Inês Dolci, coordenadora da PROTESTE, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, para entender como podemos melhorar a nossa conta do celular. “É difícil acompanhar a conta do celular, pois nem todas as ligações que você fez aparecem”, explica ela. Então é super importante saber usar o celular de uma forma racional, para garantir que o seu gasto com telefone não saia do seu orçamento. Confira as dicas para usar bem o seu celular:

Pesquise antes de contratar o seu plano. “Todo mundo tem um plano de celular, mas são poucas as pessoas que conhecem o seu perfil e sabem se precisam falar muito ou pouco, receber ou fazer chamadas ou usar fora da sua cidade… As pessoas contratam planos sem saber se são adequados para as suas necessidades”, alerta Maria Inês. Desta forma, é um passo para perder o controle do plano – e da sua conta.

Mas com tantas operadoras e opções fica difícil escolher o seu plano direito, certo? Então a PROTESTE montou um simulador que te ajuda a encontrar a melhor opção. “Este simulador indica um plano próximo da sua necessidade, a partir de dados como quanto você fala, em qual período, e assim por diante. Ele é bom para você ter uma base para escolher”, explica Maria Inês.

Acompanhe sempre o seu uso. “Sempre olhe para ver se o seu plano não está ultrapassado”. Segundo ela, as tarifas podem variar muito de empresa para empresa, principalmente por conta da abrangência geográfica. Ou seja: se você está viajando muito, vai pagar muito roaming e o custo disso vai pesar na sua conta.

Use alternativas para falar de graça. Com tantos aplicativos para celular e programas como o Skype, é fácil hoje em dia falar no telefone sem pagar nada. Você conhece programas para falar de graça pelo celular como o Viber e o Voxer? Se der para resolver através da troca de mensagens, há diversas opções fáceis de usar, como o Whatsapp e o BlackBerry Messenger (BBM) para celular e o Google Talk no computador. “Faz uma boa diferença no bolso”, defende Maria Inês.

Programe-se antes de viajar. Se você vai para fora do Brasil, tem que saber se o seu celular vai desbloqueado com você. “A conta vem astronômica, tanto por causa das ligações feitas quanto das recebidas”, alerta ela. Para evitar uma conta absurda de celular, você pode fazer um plano para o exterior!

Aprenda alguns truques: usar o celular para fazer ligações para números fixos encarecem a sua conta. Por outro lado, se você ligar fora dos horários de pico, as ligações sempre saem mais em conta. É o mesmo caso de fazer ligações para números da mesma operadora que a sua: sempre tem um desconto.

Gostou? Você costuma acompanhar a sua conta do celular ou todo mês é uma surpresa? Tem alguma dica boa para a gente? Conte nos comentários!

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close