Dicas para ganhar dinheiro em tempos de crise

Dicas para ganhar dinheiro em tempos de crise

O período de crise econômica que o país vem enfrentando tem trazido apreensão para muita gente, principalmente aquelas surpreendidas por uma demissão ou que estão constantemente com o receio disso acontecer.

O momento é de tensão não só pela perda de confiança de boa parte da população, mas também pela crise política que vem se desenrolando. A economia é formada por ciclos, os momentos bons e ruins se revezam, bem como acontece nas vidas pessoais de cada uma de nós.Para sair forte de uma crise, é preciso ter sabedoria para encara-la.

“A crise pode ser um momento de oportunidade para todos, independente da condição financeira de cada pessoa. Existem várias maneiras de encarar uma crise, precisamos de uma visão mais realista, otimista e encarar isso como um momento de desafio e de criatividade”, define o professor de economia do FGV Management e IBE-FGV, João Mantoan.

Você também pode gostar de:
O apagão de confiança
Como enfrentar momentos de crise?
Uma crise financeira interfere em meus investimentos?

Especialização

“Da mesma forma que muitas empresas podem reduzir seus quadros de funcionários, outras buscarão repor suas equipes contratando funcionários cada vez mais preparados tecnicamente e emocionalmente para lidar com um momento como este”, alerta o especialista.

Dada a orientação, procure especializar-se cada vez mais para valorizar a sua mão de obra. O importante é você destacar o seu valor e deixar claro como pode ser uma profissional fundamental para ajudar a empresa a atravessar o momento de crise.

Oferecer aulas

Aquela pessoa que mantém seu emprego, mas quer pensar em alternativas para aumentar a renda, pode estudar formas de ensinar suas habilidades.Pense naquilo de mais útil que você tem a oferecer e que poderiam auxiliar as pessoas em um momento de crise.

“As pessoas que trabalham com educação financeira podem pensar em aulas sobre orçamento e controle financeiro dentro de suas comunidades, um grupo de amigos, as pessoas da vizinhança”, exemplifica o professor.

Seja qual for sua área de atuação, pense de que maneira você pode ensinar seus conhecimentos e garantir uma renda extra oferecendo aulas a um preço acessível.

Vendas

Essa alternativa requer um pouco de caixa para fazer um investimento inicial, mas é uma boa alternativa para quem tem vocação para vendas. “Uma alternativa seria vender roupas de baixo custo.

Em um momento como esse as pessoas precisam de alternativas para comprar e repor seus armários por um valor mais em conta, prezam mais pela pesquisa de preço. Ter esses produtos à disposição é uma boa oportunidade”, reforça o economista.

Assim como as roupas, é possível pensar em outros bens de consumo, como acessórios, cosméticos, entre outras opções, desde que todas elas sejam de baixo custo.

ganhar-dinheiro-crise

Inflação

A inflação alta tem deixado os preços dos produtos com muita volatilidade. Além das variações entre diferentes marcas, os supermercados também acirram a concorrência. Sendo assim, você pode encontrar uma alternativa nisso buscando os melhores preços para você e um grupo de pessoas.

“A ideia é reunir uma espécie de clube de compras. Você faz uma lista de supermercado com todos os itens essenciais e a realiza a pesquisa de preços entre estabelecimentos diferentes em uma determinada região.

Com esse levantamento, você pode oferecer este material aos interessados semanalmente ou quinzenalmente, através de uma assinatura que cubra seus custos e lhe dê uma pequena margem de lucro”, orienta o professor.

Investimentos

Aquelas pessoas que estão com uma situação financeira mais sólida nesta crise, existem boas opções de investimento no mercado de renda fixa que garantem bons retornos. Um exemplo disso são os ativos atrelados à taxa básica de juros do país, que atualmente está em 12,75%.

O economista ressalta, no entanto, que a investidora precisa escolher seus ativos com base no prazo em que pretende resgata-lo. Isso é fundamental porque algumas aplicações, como o CDB, possuem incidência regressiva de Imposto de Renda.

Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro fica investido, menores as taxas incidentes. Sendo assim, se o objetivo for resgatar o dinheiro no curto prazo, aplicações com este tipo de regra podem não ser tão vantajosas.

Grandes negócios

Por fim, uma dica para aquelas pessoas que possuem grandes reservas financeiras em um momento como este. A crise, neste caso, deve servir de estímulo para aguçar a visão e o tino para bons negócios.

“Para investidoras com reservas significativas existem muitas empresas sendo oferecidas à venda, inseridas em um mercado específico e que são muito interessantes, mas os empresários atuais podem estar sem condições de conduzi-las. Quem estiver capitalizado pode encontrar excelentes oportunidades ai”, finaliza.

Crédito das fotos: Shutterstock

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close