Dicas para ser efetivada no trabalho temporário

Dicas para ser efetivada no trabalho temporário

O final do ano é uma época de muita expectativa para quem está desempregada, afinal, é quando aumenta a oferta de vagas temporárias no mercado de trabalho. A princípio, elas representam um alívio provisório no orçamento, mas também podem abrir as portas para um emprego efetivo — e muitas pessoas sonham com isso.

Apesar do cenário econômico complicado, cerca de 5 mil pessoas no Brasil poderão transformar o trabalho temporário em efetivo, de acordo com uma pesquisa da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) junto ao Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).

“O trabalho temporário tem a função de treinar na prática, permitindo à contratada demonstrar suas habilidades na função”, diz Joelma de Matos Dantas, gerente executiva do Sindeprestem. Por isso, é sim possível sonhar com a efetivação. As dicas a seguir ajudarão você a causar uma boa impressão e aumentar suas chances de começar 2017 com um emprego novo.

Mostre comprometimento: você terá pouco tempo para demonstrar que pode agregar muito à empresa que lhe contratou. Por isso, aproveite cada chance para apresentar profissionalismo, cordialidade, dedicação, agilidade e bom relacionamento com superiores e equipe. “Ter plena consciência do motivo pelo qual você foi contratada é essencial para entender o papel a ser desempenhado na empresa contratante”, afirma.

trabalho-temporario-efetivo

Aprenda o máximo que puder: encare toda e qualquer situação que você viver dentro da empresa como uma oportunidade de adquirir conhecimento. Não tenha vergonha de tirar suas dúvidas, informe-se sobre os procedimentos e melhores práticas para sua atuação e, se houver um treinamento prévio, absorva o máximo de informações que puder.

Encare o temporário como se já fosse efetivo: “o maior erro de uma profissional é considerar essa vaga como algo provisório e sem compromisso com o futuro”, frisa Joelma. Entender essa oportunidade como uma chance de conseguir um emprego fixo mudará todo o seu mindset e fará você empenhar suas funções com mais profissionalismo e responsabilidade.

Seja pontual: se existem duas atitudes que indicam falta de comprometimento e responsabilidade: atrasar-se e faltar. Imprevistos acontecem, mas quando eles são frequentes, sujam sua imagem e diminuem as chances de efetivação.

Impressione mesmo sem ter experiência: se você nunca desempenhou funções na área em que está trabalhando agora, essa é a hora de mostrar o quão aberta você está para aprender. “Aproveite, pois a experiência como temporária é uma chance para você demonstrar todo o seu potencial”, aconselha.

Demonstre vontade de trabalhar: esteja sempre atenta às solicitações e orientações dadas por seus superiores e cumpra o que lhe for designado com atenção e responsabilidade.

Supere as expectativas: bater metas e cumprir ordens é o que esperam de você — e não há nada de mal em parar por aí. Contudo, ir além disso fará você se destacar, aumentando exponencialmente as suas chances de efetivação.

Observe os funcionários efetivos: “no geral, eles se dispõem a auxiliar e ensinar quem chega. É uma troca constante”, orienta Joelma. Faça um bom trabalho em equipe e aprenda o que puder com quem a cerca.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close