Dicas valiosas de quem fez carreira no mercado financeiro

Dicas valiosas de quem fez carreira no mercado financeiro

*Mariana Ribeiro

Carla Harris começou a trabalhar em Wall Street em 1987, depois de se formar na prestigiada Harvard Business School. Fez carreira no mercado financeiro, onde trabalhou por quase trinta anos.

Depois de uma longa carreira em um dos maiores bancos de investimentos do mundo, ela decidiu compartilhar o que aprendeu durante a sua carreira em Wall Street. Ela chama esse conhecimento adquirido de pérolas da Carla em seu livro “Expect to Win” (Espere vencer, em uma tradução livre).

Primeira Pérola: Autenticidade

Seja autêntica. O poder é você.

A combinação de habilidades, personalidade e potencial que você tem é uma mistura de valores e habilidades que é só sua.

Uma das chaves para o sucesso a longo prazo é ser a pessoa que você realmente é.

Como fazer para saber quem você é? Busque três adjetivos que você usaria para se descrever, reflita sobre o que você é e o quer transmitir para as pessoas.

Defina um plano e faça uma estratégia, isso é o que vai fazer você sair de onde está para onde quer chegar. Seja flexível, às vezes a estratégia vai ter que ser alterada ou ajustada.

Segunda pérola: A percepção é o copiloto da realidade

 

Como você se comporta, o que fala e como fala, são as bases da percepção dos outros de quem você é.

A percepção das pessoas sobre você vai impactar diretamente em como as pessoas irão lidar com você, ou seja, se a percepção das pessoas for equivocada, pouco importa o que você realmente é.

É você que vai lidar com o sucesso e os desapontamentos durante a sua carreira. Só você sabe o que realmente importa em relação a tempo, dinheiro e sua evolução. Só você sabe os sacrifícios e as escolhas que fez para conseguir o sucesso e quais os desafios você já superou.

Experiência da Carla
Carla percebeu que o medo de falar a fazia ficar em silêncio, não dividir o que ela realmente era. E isso estava gerando problemas, uma percepção errada sobre ela, pois fazia as pessoas pensarem que ela não sabia o que falar, era insegura.

Solução
Conseguir fazer com que uma apresentação vire uma conversa. Ao invés de só falar e expor o que sabe e preparou para apresentação, abra oportunidades e tente ouvir o seu cliente. Com o conhecimento e informações que ele tem, você vai conseguir melhorar o seu atendimento e serviço.

Síndrome “deles”
Carla disse ter visto muitas pessoas chateadas porque alguém foi promovido antes ou recebeu mais dinheiro. Assuma a responsabilidade sobre a sua carreira. Ao se comparar aos outros, você perde o foco e começa a questionar suas habilidades, com questionamentos como “o que eu posso ter feito de errado?”, o que só dispersa energia e tempo.

Quando você se pega pensando nos colegas, na organização, no chefe, o que e porque eles fizeram isso, começa as frases sempre com “eles” ou “deles” para explicar porque sua carreira não esta indo na direção que você queria. Em vez disso, questione: “o que eu fiz para contribuir com isso?”.

Quando você foca “eles” e “deles”, entrega todo o seu poder. Na vida, para viver e ter confiança, precisa entender como você contribuiu para a situação. Não quer dizer que as outras pessoas não interfiram na sua vida e na sua carreira, mas é sobre você. Pense sobre o que você tem controle e o que pode fazer para modificar.

Uma das coisas mais importantes para o sucesso da sua carreira é exercitar sua voz. Sua voz define se você vai ser relevante e enfatiza o que é importante. Sei que para mulheres é um desafio falar com autoridade e confiança, mas se você não pergunta, você não recebe.

Não apenas fale, escute também. Você deve estar aberta para receber feedbacks, ou melhor, pergunte por eles, considerando que os outros podem lhe oferecer algo construtivo. Dessa forma, você se permite crescer, tendo referências para se basear.

Relações são a chave principal para o sucesso, ajudar e receber ajuda. Networking é uma via de mão dupla. Uma hora você vai oferecer ajuda e em outra vai receber.

carla_harris_mariana_ribeiro_interna
Terceira Pérola: Assuma riscos

Assuma riscos, questione-se: “se eu assumir esse risco e não der certo, o que pode acontecer?”. Avalie se vale a pena assumir ou não o risco. Aprendi que existe uma grande diferença entre assumir riscos e fazer coisas por impulso. Pense objetivamente no que pretende conquistar e suas consequências, positivas ou negativas. Para cada ação existe uma reação. Não pensar nas possíveis consequências é tomar decisões não inteligentes e racionais.

Se a possível consequência está além do que você pode aceitar, a decisão é simples: não assuma esse risco.

Erros são inevitáveis partes do processo de aprendizado e a chave é tentar descobrir o que aprendeu com o erro, com a experiência que está passando.

Não deixe os erros virarem distrações. Todos vamos errar, faz parte da vida. Aprenda com a experiência, coloque como aprendizado em sua caixa de ferramentas e siga em frente.

Equilíbrio é uma necessidade. Para conquistar o sucesso você precisa ter um equilíbrio entre o trabalho e a sua vida. Atividades que lhe dão prazer e que você tenha paixão ao fazer devem ter um tempo em sua agenda.

*Mariana Ribeiro é analista financeira formada em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado- FAAP. Tem certificação no mercado financeiro pelo CPA- 20 e CNPI-T. Cursou em Nova Iorque o SIT TESOL. Na Universidade de British Columbia- UBC,  cursou técnicas de escrita. Pesquisa a vida de Eufrásia Teixeira Leite e seus investimentos

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock e divulgação

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Mariana Ribeiro

Mariana Ribeiro

Eufrásia

close