Dilema de vida: Pão dura x Consumista

Dilema de vida: Pão dura x Consumista

Conforme vamos ganhando nosso dinheiro e conquistando a nossa independência, vemos o lado bom de consumir. Nada melhor do que ir num restaurante preferido, passar naquela loja que amamos e comprar a peça que quisermos e fazer o cabelo conforme o nosso gosto. O mundo capitalista tem muitos atrativos.

Só que ao mesmo tempo que temos todas essas vontades, também devemos pensar na nossa aposentadoria e em diversos investimentos para o nosso bem estar no futuro. Eis que surge o bom e velho dilema pessoal: devo ser pão dura e economizar em tudo que posso ou viver a vida consumindo tudo aquilo que mais tenho vontade?

Essa é a grande lição da educação financeira. A partir do momento que você está doutrinada para fazer o seu dinheiro render, economizar não será um martírio e consumir não dará tristeza. O segredo para tudo isso é tentar encontrar o equilíbrio. É claro que no começo você você vai limitar a compra e controlar mais os gastos. Porém com o passar do tempo, isso vai ser automático, assim como realizar os sonhos será uma atividade normal na sua vida.

Que tal começar hoje? No período de um mês anote todos os gastos. Até aqueles que você julga pequenos e insignificantes, como a compra de uma bala, você tem que ter isso numa tabela. No fim, você vai saber direitinho para onde o seu dinheiro está indo. Passe a economizar parte do seu salário para ter a possibilidade de investir e fazer o seu dinheiro render. A melhor parte é a de listar três sonhos. Um a curto, outro a médio e, por fim, o de longo prazo. Organize-se e realize todos!

Para te ajudar, baixe a nossa planilha amiga de orçamento – com ela, você vê exatamente como gasta o seu dinheiro e o que dá para melhorar!

E você vai começar quando?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close