Diminua os gastos com seu carro

Diminua os gastos com seu carro

Você percebe que os gastos mensais estão extrapolando os limites e resolve revisar seu orçamento para saber o que está acontecendo. Eis que o resultado nem lhe parece tão surpreendente: as despesas com seu carro estão comendo uma fatia muito maior da sua renda do que deveria!

Quando falamos em redução de custos, sabemos que tem alguns gastos que podem ser eliminados, enquanto outros podem representar perdas ainda maiores se forem simplesmente cortados. É o caso do carro, em muitas situações, desfazer-se dele pode representar um prejuízo ainda maior para o seu caixa.

Se este for seu caso, se o carro representar uma necessidade em seu cotidiano em vez de apenas uma comodidade, o que você precisa fazer é tentar reduzir o quanto gasta com ele mensalmente.

Raio-x

Muita gente pode enxergar a troca de carro como um luxo, mas não é bem assim. Dependendo das condições mecânicas, um veículo usado, porém quitado, pode lhe dar muito mais despesas do que um novinho ainda em processo de financiamento.

Faça um levantamento de todas as despesas que você tem com o carro (IPVA, seguro, manutenção, combustível, etc). Faça uma estimativa do que tem gerado mais gastos nos últimos meses. O carro tem consumido mais combustível que o normal? As manutenções tem sido mais frequentes?

como gastar menos com o carro

Avalie se os defeitos que seu carro apresentam podem ser resolvidos com intervenções simples ou se vai acabar saindo mais barato troca-lo por outro modelo. Afinal, de que adianta se ele ficar mais tempo na oficina do que em sua garagem?

Pode soar engraçado, mas muita gente acaba criando um certo apego com o carro, acostuma-se tanto com ele que fica relutante na hora de considerar troca-lo. Seja pelo hábito, por alguns opcionais que você não poderia arcar se fosse trocar o veículo por um novo, ou simplesmente por falta de iniciativa de colocar os gastos na ponta do lápis.

Se o objetivo é reduzir os gastos, é hora de ser prática! Se você está ficando no vermelho todo mês em função das despesas com o carro, é sinal de que é preciso tomar uma providência.

Quando o uso do carro pode ser reduzido

Você realmente tira o carro da garagem todos os dias por necessidade? Ou isso acabou tornando-se uma comodidade? As vezes nos acostumamos tanto a fazer tudo com o carro que não vamos nem à farmácia a duas quadras de casa sem ele.

Analise se você consegue reduzir o uso do carro. Tente equilibrar o uso dele com o transporte público. Se tiver mais de um carro em sua casa, converse com a família e veja se é possível vocês venderem um deles e dividirem o uso do outro.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close