Diurna ou noturna: o que isso diz sobre você?

Diurna ou noturna: o que isso diz sobre você?

Você se considera uma pessoa diurna ou noturna? Desde criança, prefere acordar mais cedo para terminar aquele trabalho que deixou para a última hora ou ficar até a madrugada finalizando-o? Chega ao trabalho às 9h parecendo um zumbi ou abre o escritório e já deixa a cafeteira ligada para quando todo mundo chegar? A ideia de dormir às 3h da manhã a faz bocejar ou apenas lembrar de uma noite comum de Netflix?

Recentemente, um estudo feito com quase 90 mil pessoas, pela 23andMe e pela Universidade Estadual San Jose, nos Estados Unidos, descobriu que esses hábitos podem ir além do seu estilo de vida e pode haver um fator genético que os expliquem. A pesquisa apontou 15 genes que estão ligados ao fato de você gostar ou não de acordar cedo.

Foram identificados também alguns padrões baseados em gênero e idade. Por exemplo, 48% das mulheres se consideram mais diurnas, contra 39% dos homens. Além disso, 63% das pessoas com mais de 60 anos têm hábitos mais diurnos, contra 24% daquelas que têm menos de 30 anos.

No que diz respeito à saúde, no grupo que acorda mais disposto pela manhã, foi identificada menor incidência de problemas como insônia, depressão e sonambulismo. Da mesma forma, viu-se uma menor necessidade de dormir mais de 8 horas por dia e um peso corporal mais estável.

diurna_noturna_interna

Isso não significa, entretanto, que ser uma pessoa noturna não tenha as suas vantagens. O psicólogo evolucionista Satoshi Kanazawa relata que crianças com QI mais elevado tendem a se tornar adultos com hábitos mais noturnos. Um estudo da Universidade de Madrid, também mostrou que enquanto os adolescentes mais diurnos tendem a ter melhores notas, os noturnos se destacam mais em testes de raciocínio, o que está ligado à inteligência inata. Outra pesquisa, indicou que pessoas que dormem mais tarde são mais criativas.

Nada, no entanto, é 8 ou 80. Você não precisa ter uma vida organizada ou ser um gênio criativo. Na verdade, há indicativos de que apenas 10% das pessoas sejam excessivamente diurnas ou noturnas, e as outras apenas misturem características dos dois perfis: tendendo mais para um lado ou para outro.

* Com informações do texto “What Being a Morning Person Or a Night Owl Says About You”.

 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close