Diurna ou noturna: o que isso diz sobre você?

Diurna ou noturna: o que isso diz sobre você?

Você se considera uma pessoa diurna ou noturna? Desde criança, prefere acordar mais cedo para terminar aquele trabalho que deixou para a última hora ou ficar até a madrugada finalizando-o? Chega ao trabalho às 9h parecendo um zumbi ou abre o escritório e já deixa a cafeteira ligada para quando todo mundo chegar? A ideia de dormir às 3h da manhã a faz bocejar ou apenas lembrar de uma noite comum de Netflix?

Recentemente, um estudo feito com quase 90 mil pessoas, pela 23andMe e pela Universidade Estadual San Jose, nos Estados Unidos, descobriu que esses hábitos podem ir além do seu estilo de vida e pode haver um fator genético que os expliquem. A pesquisa apontou 15 genes que estão ligados ao fato de você gostar ou não de acordar cedo.

Foram identificados também alguns padrões baseados em gênero e idade. Por exemplo, 48% das mulheres se consideram mais diurnas, contra 39% dos homens. Além disso, 63% das pessoas com mais de 60 anos têm hábitos mais diurnos, contra 24% daquelas que têm menos de 30 anos.

No que diz respeito à saúde, no grupo que acorda mais disposto pela manhã, foi identificada menor incidência de problemas como insônia, depressão e sonambulismo. Da mesma forma, viu-se uma menor necessidade de dormir mais de 8 horas por dia e um peso corporal mais estável.

diurna_noturna_interna

Isso não significa, entretanto, que ser uma pessoa noturna não tenha as suas vantagens. O psicólogo evolucionista Satoshi Kanazawa relata que crianças com QI mais elevado tendem a se tornar adultos com hábitos mais noturnos. Um estudo da Universidade de Madrid, também mostrou que enquanto os adolescentes mais diurnos tendem a ter melhores notas, os noturnos se destacam mais em testes de raciocínio, o que está ligado à inteligência inata. Outra pesquisa, indicou que pessoas que dormem mais tarde são mais criativas.

Nada, no entanto, é 8 ou 80. Você não precisa ter uma vida organizada ou ser um gênio criativo. Na verdade, há indicativos de que apenas 10% das pessoas sejam excessivamente diurnas ou noturnas, e as outras apenas misturem características dos dois perfis: tendendo mais para um lado ou para outro.

* Com informações do texto “What Being a Morning Person Or a Night Owl Says About You”.

 

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

marianaribeiro

Mariana Ribeiro

Jornalista com sotaque e alma do interior. Longe das finanças, passa o tempo atrás de música brasileira, rolês baratos e ônibus vazios. Acredita que o mundo seria outro se as pessoas tentassem se ver.
Fale comigo! :) mariana@financasfemininas.com.br

close