Empreendedorismo online: conheça as criadoras do Instamission

Empreendedorismo online: conheça as criadoras do Instamission

Se você ama o Instagram, já deve ter visto os concursos fotográficos incríveis do Instamission e as frases lindas que aparecem no Autoajudadodia. Os dois perfis são sucessos nacionais! Quem está por trás desses projetos é a Daniela Arrais, jornalista, e Luiza Voll, publicitária. Em 2010, elas criaram a Contente, uma empresa que faz projetos especiais para a internet  – e elas são boas no que fazem, viu?

O Finanças Femininas bateu um papo com elas e descobriu quais foram os segredinhos básicos para conseguirem desenvolver os projetos com maestria. Conheça mais das duas e sobre os projetos da Contente:

FF: O que motivou a criação dos projetos inovadores?
Luiza e Daniela: Eu (Luiza), sou publicitária e a Daniela é jornalista. Nós duas temos a vontade de criar coisas novas. Desde que começamos a usar a internet fizemos blogs, séries de conteúdos, projetos. É natural pra gente a vontade de criar e de se comunicar com outros!

De onde surgiu a ideia de montar a Contente e os seus projetos?
A Contente surgiu da paixão que temos pela internet. A gente vivia falando sobre o assunto, compartilhando os links que mais enchiam nossos olhos, falando de como é verdadeiro esse clichê de que com a internet você tem o mundo todo.

Vendo esse movimento, uma amiga em comum (a Fernanda Resende, da Oficina de Estilo) nos passou nosso primeiro trabalho, que era reformular o site delas. Depois disso, fizemos mais uns trabalhos de consultoria e, a certa altura, decidimos focar nos projetos autorais, que são nossa grande paixão.

Os nossos projetos tem pontos de partida parecidos: paixões… por ferramentas, por comportamentos. Criamos projetos para as pessoas, não para marcas. Então a paixão é um elemento fundamental na hora de trabalhar.

No caso do Instamission, o projeto nasceu porque não conseguíamos parar de usar o Instagram e porque queríamos criar uma comunidade de talentos incríveis dentro da ferramenta. O Autoajudadodia nasceu da paixão pelo comportamento das pessoas de compartilharem frases de motivação para as outras.

Como vocês conseguiram tirar a ideia do papel e montar a empresa? Quais foram os maiores desafios nesse caminho?
O processo todo foi bastante intuitivo e foi acontecendo de acordo com as demandas. Sempre ficamos muito atentas a não darmos “passos maiores que as pernas”. Criar a empresa juridicamente foi tranquilo, pois contamos com a ajuda de um contador de confiança.

Os nossos maiores desafios vêm na verdade do fato de sermos uma empresa pequena, ou seja, fazemos absolutamente tudo! Nos nossos empregos anteriores tínhamos cargos bem definidos e toda uma equipe de apoio responsável por diversas tarefas. Na Contente não: somos um pouco contadoras, atendimento, marketing e  advogadas. Vamos aprendendo a medida que fazemos!

Toda a parte burocrática para nós é a mais complicada, mas ao mesmo tempo é muito interessante aprender e evoluir em diferentes áreas. Como dizem por aí, a mágica acontece quando saímos da nossa zona de conforto!

Vocês entendem e captam bem a cultura da internet. Como podemos aproveitar as ferramentas online existentes para avançar na carreira?
Acreditamos que, independente da sua profissão, a internet oferece ferramentas incríveis para avançar na carreira. Ao mesmo tempo, sentimos que essas mesmas ferramentas muitas vezes nos tiram o foco do que mais queremos e acabamos demorando muito mais do que produzindo na internet.

Então nosso maior conselho para aproveitar bem a internet é: tenha foco! Pense na sua presença online, pense no que você está comunicando online. O que você está fazendo digitalmente no dia-a-dia está ajudando ou atrapalhando sua carreira? Pense em todos os aspectos: desde páginas de perfis, fotos, o que você compartilha e visual de sites.

Como está hoje, tem a ver com o que você é e onde quer chegar? Caso afirmativo, maravilha! Se não, mude. Use a internet ao seu favor e fique atenta as novas ferramentas que surgem a cada dia e como elas podem ajudar a sua carreira.

Tem alguma perguntinha para as meninas? Mande pra gente!

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close