Empréstimo por hipoteca vale a pena?

Empréstimo por hipoteca vale a pena?

Falar em hipoteca pode causar um certo espanto em algumas pessoas, afinal, estamos falando em colocar um imóvel como garantia de um empréstimo. O lado bom é a possibilidade de levantar valores altos com juros bem menores em comparação a outros tipos de tomada de crédito, tendo em vista que a garantia do imóvel reduz os riscos da operação.

No entanto, se para o banco é um bom negócio lhe conceder crédito desta maneira, você por outro lado precisa ter muita segurança do que está fazendo e total certeza de que poderá arcar com as parcelas do empréstimo. Caso contrário, a instituição pode de fato confiscar o imóvel e levá-lo a leilão para quitação da dívida.

Se você cogita tomar dinheiro emprestado por meio de hipoteca, vale a pena dar uma olhada nas situações em que o empréstimo pode ser indicado.

Crescimento da sua empresa

Suponhamos que você tenha uma empresa já bem estruturada, com demanda crescente, mas precisa fazer uma ampliação para dar conta de atendê-la. É hora de ampliar seu negócio e para isso é preciso ter capital. Se você já tem um planejamento de quanto poderá ganhar a mais caso faça essa ampliação, o levantamento do dinheiro pela hipoteca pode ser uma boa saída.

Neste caso você está tomando um empréstimo vislumbrando um aumento nos seus lucros, o que lhe dará margem para pagar as parcelas da hipoteca sem atraso. Antes de tomar a decisão, tenha seu projeto de ampliação muito bem estruturado, para diminuir o risco da operação.

quando buscar a hipoteca

Troca de dívidas

Se você estiver superendividada e comprometida com parcelas com altas taxas de juros, é preciso trocar sua dívida por uma mais barata. Neste caso, a hipoteca pode garantir o valor necessário para quitar o que você deve, assim você paga as parcelas com juros bem mais baixos e ganha fôlego para juntar uma grana a mais.

Se você caiu na situação de superendividamento e precisará recorrer à hipoteca, o mais urgente neste momento é repensar seus hábitos e focar em sua organização financeira. É preciso que você mantenha seu orçamento em dia e honre com os pagamentos das parcelas sem atraso, tendo em vista o risco de perder o imóvel.

Condições para a hipoteca

Antes de mais nada, é preciso que o imóvel em questão esteja registrado em seu nome. Além disso, o banco ainda fará uma avaliação de crédito, ou seja, vai estudar quais são as suas condições de pagamento das parcelas.

É importante saber também que a liberação do crédito não lhe garante 100% do valor do imóvel, o percentual pode variar de 50% a 70% porcento do valor avaliado da sua propriedade, de acordo com a instituição bancária.

Vale ainda reforçar o alerta no caso do imóvel hipotecado ser o único que você possui. Perder este bem pode significar o afundamento em uma crise financeira talvez nunca antes experimentado por você. Portanto, programe-se para pagar todas as parcelas em dia e não correr o risco de entregar o imóvel para o banco.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close