Especulação

Movimentos de compra e venda causados pela expectativa de alta ou baixa no preço de um ativo, real ou financeiro, em geral no curto prazo, sem levar em conta a real capacidade desse ativo em gerar rendimentos. Um especulador compra uma ação de uma empresa não porque acha que ela é lucrativa e pagará bons dividendos, mas apenas porque espera vendê-la por um preço maior do que ele a pagou. Quando você compra um apartamento esperando ganhar apenas porque ele vai se valorizar, e não pelos aluguéis que você vai receber, você está especulando. Ao contrário do que muitos pensam, a especulação não é ilegal e, muitas vezes, pode ser um ”mal necessário” para estimular a liquidez no mercado. Por exemplo, em um determinado momento pode não haver ninguém que conhece e acredita nas atividades da empresa cujas ações você possui e, se não houvessem especuladores que apenas acreditam que elas vão se valorizar, mesmo que sem saber porque, não haveria ninguém pra comprá-las quando você as desejasse vender.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close