Está na hora de preparar suas finanças para o futuro

Está na hora de preparar suas finanças para o futuro

Post patrocinado pela Caixa Seguradora.

Se você for jovem, provavelmente não deu muita importância quando surgiram as mudanças no cálculo da aposentadoria. A nova fórmula (uma soma da sua idade com o tempo de contribuição) surgiu como uma alternativa ao fator previdenciário – e assim garante que os cofres públicos terão condições de arcar com o benefício de todos. Para muitos, no entanto, isso quis dizer que a aposentadoria iria demorar ainda mais para chegar e, quando chegasse, seria menor do que o desejado.

Na época que a novidade surgiu, a polêmica veio porque o novo método é favorável para uns, mas desvantajoso para outros. Bom, mas por que isso deveria ser uma preocupação para quem é jovem?

Você também pode gostar:
Uma boa aposentadoria pede mais do que o INSS
Com qual idade você pretende deixar de trabalhar?
Entenda e acompanhe como funciona o seu plano de aposentadoria

A mudança na forma de calcular a Previdência Social é um exemplo do que o governo pode precisar fazer ao longo dos anos para ajustar o orçamento dele com os gastos da Previdência. Foi assim com o surgimento do fator previdenciário em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e também com essa mudança de cálculo com o governo atual.

Se você é jovem, a sua prioridade não precisa ser imaginar a idade exata que você pretende parar de trabalhar, mas  isso não quer dizer que você não precisa se preocupar com a sua previdência. Assim como a mudança nos cálculos da Previdência Social ajudaram algumas pessoas, mas atrapalharam os planos de outras, novas mudanças no futuro podem afetar a sua aposentadoria.

Continue a ler a matéria na próxima página!

É justamente por isso que o cuidado em fazer um plano de previdência privada é a atitude mais madura que você pode ter neste momento, não importa o quão jovem você seja. Esse passo é a segurança de que o seu futuro estará bem cuidado, independentemente dos ajustes que governos possam fazer no futuro.

Ainda que você trabalhe de carteira assinada e tenha direito ao seu benefício, a aposentadoria privada é a forma de você ter a certeza de que o seu padrão de vida no futuro estará de acordo com as suas necessidades.

Para quem nunca pensou a respeito, é hora de pesquisar o plano que mais faz sentido para a sua vida. E, para isso, nem é preciso ter um salário enorme: você pode começar o seu plano de aposentadoria com contribuições mensais bem pequenas, a partir de R$ 35, ou seja, pouco mais de R$ 1 por dia.

Sendo assim, não fique somente imaginando a idade com a qual você pretende deixar de trabalhar. Até mesmo porque esses planos podem mudar ao longo do tempo. Acima de tudo, pense que este cuidado tem que começar agora. Hoje é o melhor dia para começar a construir um futuro perfeito.

Foto: Istock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close