Faça um detox financeiro neste início de ano!

Faça um detox financeiro neste início de ano!

A chegada do verão estimula muita gente a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, a levar o plano da academia mais a sério e deixa ainda mais em voga algo que popularizou-se com assustadora rapidez: a alimentação detox. O objetivo de quem segue uma dieta nesses moldes é retirar toxinas do corpo.

Como quase tudo nesta vida pode ser transformado ou adaptado, ficamos aqui pensando: e se trouxéssemos este ideal de desintoxicação para a nossa vida financeira? Viver emaranhada entre dívidas, perder o controle das próprias finanças, levar a vida “vendendo o almoço para pagar o jantar” mexe com o nosso estado psicológico. Equilíbrio financeiro é fundamental para o nosso bem estar.

Tendo em vista que janeiro é um mês doloroso para a nossa conta bancária, como já dissemos na semana passada, vale a pena adotar algumas estratégicas para nos desintoxicar das despesas desnecessárias neste começo de ano. Uma vida mais regrada agora pode trazer resultados que podem transformar seu comportamento em relação a dinheiro a longo prazo.

Revisar as despesas de dezembro

Por diversas vezes vocês devem ter pensado naquele conselho para reduzir a lista de presentes de Natal, economizar o 13º salário, dentre outras dicas sobre o excesso de gastos com as festas de fim de ano. Agora é o momento de encarar a verdade! Para saber o seu desempenho quanto a esse controle de gastos, é hora de revisar o quanto você gastou em dezembro. Se possível, comparar com as despesas que você fez em dezembro do ano anterior, para checar se você foi mais controlada ou gastou mais. Veja o que você ainda tem do seu 13º salário e priorize o uso dele para o pagamento das contas específicas deste mês.

Segurar os gastos com o cartão de crédito

A fatura de dezembro lhe assustou? Então não comece janeiro com uma bola de neve. Foque no pagamento dessas despesas e evite o uso do crédito neste mês. Se as suas férias estiverem agendadas para outro mês, ainda melhor, assim você ganha fôlego para planejar uma viagem com mais tranquilidade quanto a dinheiro. Compre somente o que for essencial e deixe os supérfluos completamente de lado neste mês.

corte_despesas

Busque descontos em tudo que puder

Tem filhos pequenos ou adolescentes? É hora de enfrentar aquela facada no bolso com a compra do material escolar. Semana passada nós demos algumas dicas para reduzir o valor dessas despesas. Vale a pena seguir os conselhos, principalmente no que diz respeito às compras coletivas, que favorecem uma negociação para um preço final melhor. Janeiro não é um bom mês para ir às compras, justamente em função de todo esse sufoco com o excesso de contas.

Se estiver precisando de algo com urgência, como uma peça-chave no armário que esteja em falta, procure as liquidações para fazer isso. Como os dois primeiros meses do ano são fracos para o comércio, as lojas costumam fazer grandes liquidações para melhorar o movimento de clientes.

Como posso me divertir?

Com tantas restrições, você deve estar se perguntando: como vou aproveitar o verão? Lembre-se que essa situação de aperto é temporária, típica de início de ano e que alguns sacrifícios agora podem trazer benefícios futuramente. Procure curtir o calor deste mês com programas mais tranquilos e baratos. Troque as baladas caras e bares por uma reunião com amigos para um churrasco, uma tarde na piscina, um passeio no parque…A programação cultural das cidades também costumam ficar recheadas de coisas bacanas para fazer, muitas delas gratuitas.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close