Faça uma marmita chique e saudável

Faça uma marmita chique e saudável

Quer se alimentar melhor e economizar uma boa grana ao fim do mês? O Hora da Comida traz uma super dica para salvar sua dieta! 

Com a chegada do verão, todo mundo se preocupa com os quilinhos a mais. Afinal, vamos à praia, usamos vestidos e mostramos mais o corpo. Se este é o seu caso, uma ideia muito bacana é dar um tempo do restaurante na hora do almoço e levar uma marmitinha de casa. Antes que você torça o nariz, saiba que a proposta ganha cada vez mais adeptos.

Hora da Comida conversou recentemente com uma dermatologista e uma jornalista muito chiques que não abrem mão da marmita na hora do almoço. No caso de ambas, a preocupação é com a qualidade da comida. No restaurante, os pratos costumam ter mais gordura e sal do que o necessário. Também é mais difícil se controlar diante das ‘gordices’…

Recentemente, o chef de cozinha André Boccato lançou o livro Marmita Chic e Saudável (Senac), em que propõe receitas para conciliar a correria do dia a dia com o comer bem. Abaixo a receita de arroz com legumes do chef.

O mais bacana são as dicas para uma marmita de sucesso!

– Faça um planejamento das refeições e compre os ingredientes semanalmente. O chef sugere que se cozinhe os pratos de uma só vez, acondicionando-os em embalagens para congelamento. Você pode fazer isso no fim-de-semana.

– Para ele, o interessante é a pessoa ter diversos recipientes e sacolas térmicas, pois muitas vezes não dá tempo de limpar, guardar e reembalar para o dia seguinte. Há opções bem bacanas. Para quem mora em São Paulo, o bairro da Liberdade reúne lojas de utensílios domésticos com muitas opções.

– Outra recomendação importante é separar bem a salada e a sobremesa do prato principal, para evitar desastres. E, se for possível, deixe no trabalho azeite, vinagre e sal.

– Boccato sugere: “Tenha um prato lindo, um bom jogo americano, talheres chiques e um copo para suco ou água. Afinal, a gente também come com os olhos”.

foto_arroz com legumes

Arroz de legumes (duas porções)

Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de cebola picada

1/2 dente de alho picado

1 tomate pequeno sem pele e sem sementes cortado em cubos

1/3 de xícara (chá) de abóbora cortada em cubos pequenos

1 pitada de noz-moscada

1/2 xícara (chá) de arroz

sal a gosto

1 e 1/4 de xícara (chá) de água fervente

1 ovo

1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e frite a cebola e o alho.

Junte o tomate, a abóbora, a noz-moscada e o arroz.

Frite até o arroz ficar transparente e adicione sal e a água.

Deixe cozinhar, em fogo baixo, até o arroz ficar macio.

À parte, em uma panela antiaderente, coloque o ovo, o sal, o cheiro-verde e vá mexendo até ficar cozido.

Misture o arroz com o ovo mexido.

 

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close