Felicidade, vem cá! chega mais!

Felicidade, vem cá! chega mais!

*Todo mês o Finanças Femininas publica uma coluna do Negócio de Mulher. Hoje vamos falar sobre a felicidade! 

Falar em felicidade é sempre um risco porque a gente sempre pode acabar caindo em clichés mas acontece uma coisa interessante com a felicidade que talvez você não tenha se dado conta: quanto mais nos concentramos exageradamente em sua busca, mais acabamos por afastá-la. Já pensou nisso?

Recentemente lançamos o nosso eBook Como Descobrir Minhas Paixões e Habilidades, e o tempo todo no livro estamos falando sobre empreender e em criar um trabalho com mais sentido e realização, enfim, estamos falando também sobre felicidade e bem-estar.

Um modelo muito bacana que tratamos nos últimos capítulos do livro é o modelo conhecido como PERMA (Positive Emotion, Engagement, Relationship, Meaning e Achievement), que foi desenvolvido pelo psicólogo Marting Seligman e foi divulgado em seu livro de 2011, “Flourish” e ele nos ajuda a identificar 5 elementos essenciais que devem estar presentes em nossas vidas para vivenciarmos a experiência de bem-estar.

O que precisamos fazer para florescer em nós o bem-estar?

1. Emoções Positivas

Embora não seja possível sermos felizes o tempo todo, precisamos ter certeza de que, muitas vezes, experimentar emoções positivas, como prazer, felicidade, contentamento, paz, alegria e inspiração. Se você sente que não está experimentando emoções positivas o suficiente em sua vida, este é um bom momento para parar e pensar sobre o porquê.

Primeiro, olhe para a sua carreira. Você sente que tem usado seus talentos e pontos fortes em sua função atual ? Além disso, tire um momento para identificar pessoas, eventos ou coisas que lhe dão prazer. Por exemplo, imagine que você ama estar ao ar livre, rodeado pela natureza, mas trabalhando em um escritório significa que você raramente consegue experimentar esta fonte de felicidade. Por que não trazer as plantas em seu escritório ou aproveitar o momento do horário do almoço para passear em um parque ou praça próxima?

Encontre maneiras de trazer emoções positivas e prazer em sua rotina diária e garanta que você não vai deixar estas coisas para fazer em um futuro distante.

2. Engajamento

Você se sente envolvido em sua carreira? Ou você possui hobbies e atividades que ajudam a vivenciar um estado de fluxo (aquela sensação de não ver o tempo passar)? Então, na medida do possível, se concentrar em projetos que oferecem um desafio interessante para suas habilidades.Em seguida, olhe para os seus interesses. Você dedica tempo suficiente para interesses pessoais, como um passatempo favorito ou atividade física?

3. Relacionamentos positivos

Faça um compromisso de gastar um tempo significativo com um amigo ou membro da família de forma regular. Relacionamentos exigem empenho e trabalho duro, e eles somente são mantidos quando nós fazemos um esforço para se conectar com outras pessoas. Por outro lado, você não pode fazer muito para mudar as pessoas: se seus relacionamentos não são positivas, quanto vale a pena se esforçar para preservá-los?

o que fazer para buscar a felicidade?

4. Significado / Propósito

Você sente que sua vida e trabalho tem significado? Ou seja, você sente que você está conectada de alguma forma a uma causa maior do que a si mesma?

É tão importante procurar significado em sua vida pessoal – certas atividades, como passar tempo com a nossa família, o voluntariado, ou realizando atos de bondade pode realmente melhorar o nosso senso de significado na vida. Mas mais bacana ainda é quando você consegue encontrar este sentido em sua atividade profissional também.

5. Realizações

Realização pode ser um dos elementos mais difíceis do modelo PERMA, simplesmente porque é muito fácil de exagerar e levá-lo muito a sério ou longe demais. Ora estamos nos dedicando em excesso a alguma atividade a ponto de nos deixar descabeladas ou podemos estar sub-utilizando nosso tempo e energia e deixando de nos dedicar a projetos que realmente nos importa.

Tratamos sobre ‘felicidade no trabalho’ em mais detalhes em nosso novo eBook “Como Descobrir Minhas Paixões e Habilidades” com 10 exercícios práticos de autoconhecimento para ajudá-la a descobrir seus interesses e propósitos e empreender sua vida. Saiba mais.

E você, como você visualiza estes 5 elementos em sua vida empreendedora?

Este texto foi originalmente publicado no site Negócio de Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close