Vai ficar em casa no Carnaval? Planeje-se para viajar na Semana Santa

Vai ficar em casa no Carnaval? Planeje-se para viajar na Semana Santa

É muito válido aproveitar o primeiro feriadão do ano para fazer também a primeira viagem, seja com o objetivo de cair na folia do carnaval ou escapar dela. Mas não está nada fácil de encarar a “inflação do carnaval, principalmente depois de lidar com as contas do começo do ano. Então, se o seu plano para o carnaval de 2016 não vingou, não desanime, afinal de contas o ano só está começando e o próximo feriado prolongado já está quase aí.

Neste ano, a Páscoa cai no dia 27 de março, sendo assim, a Semana Santa, que antecede a data, começa no dia 20 e termina em um feriado: dia 25, Sexta-Feira da Paixão. E ao contrário do Carnaval, o feriado seguinte acontece depois que passou aquela avalanche de contas do começo do ano. Sendo assim, você tem a vantagem de programar-se financeiramente com mais tranquilidade.

Você também vai gostar de:
Como cada signo lida com dinheiro
5 ideias para uma dieta mais barata
Impostos: Vale a pena atrasar?

Considerando que a Quarta-feira de Cinzas encerra o período do Carnaval, no dia dia 10 de fevereiro, você tem 39 dias para planejar uma viagem para Semana Santa nos mínimos detalhes, quer ver?

viajar-na-semana-santa

Determine um valor limite de gastos para sua viagem

Mesmo tendo alguns destinos em mente, não se arrisque a comprar e parcelar passagens sem antes saber o quanto você pode gastar. Sim, em março você não terá mais que lidar com urgências como a compra de material escolar, rematrícula em escola ou o pagamento de impostos como IPVA e IPTU, mas lembre-se que estes gastos foram recentes e seu orçamento ainda pode estar desfalcado.

Você parcelou o material escolar? Será que consegue lidar com mais um parcelamento agora? Melhor estipular o quanto pode gastar à vista nessa viagem, não é mesmo?

>> Aproveite e baixe nossa planilha amiga de orçamento!

Continue a ler a matéria na próxima página!

Cheque sua disponibilidade 

Muita gente deixa de viajar no Carnaval não somente por falta de dinheiro, mas também por dar azar na escala de trabalho. Quer coisa mais desagradável do que ficar de plantão no feriado?

No entanto, se este é o seu caso, o mais justo é que você tenha direito a tirar folga no feriado seguinte. Sendo assim, negocie o quanto antes com seu chefe para que possa ter a Semana Santa livre. Desta forma, você consegue planejar a viagem com segurança e antecipação.

Hora de definir o meio de transporte

A Semana Santa  – como o próprio nome diz – pode até ser um feriado mais tranquilo que o Carnaval, se considerarmos as programações das cidades. Com exceção daquelas que recebem muitos turistas em função das celebrações religiosas, não vemos a mesma agitação de festividades que acontecem no Carnaval. No entanto, o movimento em aeroportos e estradas neste período também costuma ser intenso, tendo em vista que muita gente aproveita o período para descansar, ver familiares, etc.

Sendo assim, agora é o momento de definir o meio de transporte mais viável para o destino escolhido. A compra de passagens aéreas, como todo mundo sabe, fica muito mais cara se deixada para a última hora. Para viagens curtas, entre estados vizinhos, por exemplo, pode ser mais vantajoso ir de ônibus ou carro. Se a viagem for de carro, você tem a vantagem de encurtar o tempo na estrada em relação ao ônibus, além de poder dividir os custos com combustível e pedágios com todos os passageiros.

Continue a ler a matéria na próxima página!

O tipo de viagem que você quer fazer ajuda a escolher o destino

Quer recuperar o tempo que perdeu em casa durante o Carnaval? Não há nenhum problema em escolher uma cidade com noites mais agitadas para você curtir como quiser, só não se esqueça de calcular o preço dos ingressos para as festas e os gastos por noite para não sair do orçamento.

Já quem deseja dar aquela escapadinha da cidade e apenas relaxar, tende a buscar por cidades com praia ou campo. Mas tente dar prioridade às que são menos buscadas pelos turistas, quem sabe assim você encontra passagens e hospedagens mais baratas. Se a viagem for em turma, coloque na ponta do lápis se vale mais a pena buscar hospedagem em hoteis/pousadas/hostels ou dividir o aluguel de um imóvel.

É melhor não sair do país por enquanto

É possível planejar uma viagem internacional em cerca de 40 dias, principalmente se ela já havia sido adiada antes e você tem todos os documentos necessários em dia. Mas se você perceber que seu orçamento vai ficar apertado, é melhor repensar e planejar conhecer uma região brasileira.

Segundo o Banco Central, as viagens internacionais estão mais caras em função da alta do dólar e a queda de renda dos brasileiros. Em 2015, os gastos no exterior acumularam US$ 17,4 bilhões, a menor soma desde 2010.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e assine o nosso conteúdo! 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close