Fique íntima da tributação nos investimentos

Fique íntima da tributação nos investimentos

O desejo de investir está com tudo dentro de você? Ótimo! Para conseguir uma boa rentabilidade, você deve ter na ponta da língua qual é o risco da aplicação e por quanto tempo vai deixar seu dinheiro ali. Só não pode esquecer dos impostos que são cobrados nos investimentos.

Para dar o start e sair da inércia, faça o teste que identifica o seu perfil de investidora. Finalizado isso, busque mais informações sobre investimentos para entender a diferença entre eles.

Nesse meio tempo procure entender quais são as taxas impostas pelo governo brasileiro. Listamos algumas para lhe ajudar, conheça quais são:

IOF: É o Imposto sobre Operações Financeiras em geral. É um valor cobrado sobre operações na Bolsa, de crédito, de câmbio, seguro e relativas a títulos e valores mobiliários. O governo usa o IOF como uma forma de estimular ou desestimular a compra de um tipo de título, através da diminuição ou aumento da alíquota do IOF.

Imposto de Renda: É uma taxa cobrada das pessoas e empresas sobre a renda obtida com suas atividades profissionais e comerciais, ou ainda sobre os rendimentos resultantes de aplicações financeiras. Para investimentos têm diferentes alíquotas dependendo do seu perfil e do prazo.

É muito importante analisar o Imposto de Renda cobrado em cada investimento financeiro, porque isso pode proporcionar grande diferença no resultado final. O único investimento que está livre da cobrança do IR é a poupança.

Come-cotas: Além do IR cobrado sobre os ganhos de capital de uma aplicação, alguns fundos também cobram o famoso come-cotas. Nada mais é do que uma cobrança semestral de Imposto de Renda em fundos de investimento que ocorre em maio e novembro e incide sobre o rendimento semestral do fundo. A cobrança provoca a diminuição do número de cotas de cada investidor, daí o nome.

Qual é o investimento que escolheu? Já sabe quais serão os impostos?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close