Fique íntima da tributação nos investimentos

Fique íntima da tributação nos investimentos

O desejo de investir está com tudo dentro de você? Ótimo! Para conseguir uma boa rentabilidade, você deve ter na ponta da língua qual é o risco da aplicação e por quanto tempo vai deixar seu dinheiro ali. Só não pode esquecer dos impostos que são cobrados nos investimentos.

Para dar o start e sair da inércia, faça o teste que identifica o seu perfil de investidora. Finalizado isso, busque mais informações sobre investimentos para entender a diferença entre eles.

Nesse meio tempo procure entender quais são as taxas impostas pelo governo brasileiro. Listamos algumas para lhe ajudar, conheça quais são:

IOF: É o Imposto sobre Operações Financeiras em geral. É um valor cobrado sobre operações na Bolsa, de crédito, de câmbio, seguro e relativas a títulos e valores mobiliários. O governo usa o IOF como uma forma de estimular ou desestimular a compra de um tipo de título, através da diminuição ou aumento da alíquota do IOF.

Imposto de Renda: É uma taxa cobrada das pessoas e empresas sobre a renda obtida com suas atividades profissionais e comerciais, ou ainda sobre os rendimentos resultantes de aplicações financeiras. Para investimentos têm diferentes alíquotas dependendo do seu perfil e do prazo.

É muito importante analisar o Imposto de Renda cobrado em cada investimento financeiro, porque isso pode proporcionar grande diferença no resultado final. O único investimento que está livre da cobrança do IR é a poupança.

Come-cotas: Além do IR cobrado sobre os ganhos de capital de uma aplicação, alguns fundos também cobram o famoso come-cotas. Nada mais é do que uma cobrança semestral de Imposto de Renda em fundos de investimento que ocorre em maio e novembro e incide sobre o rendimento semestral do fundo. A cobrança provoca a diminuição do número de cotas de cada investidor, daí o nome.

Qual é o investimento que escolheu? Já sabe quais serão os impostos?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close