Fuja da moda na hora de investir

Fuja da moda na hora de investir

Ao começar a organizar-se financeiramente, provavelmente vai sobrar um dinheirinho todo mês. O mais correto nesta hora é passar a investir. Dinheiro parado não é a melhor solução, faça com ele renda cada vez mais e trabalhe para você.

Todos os dias recebemos dúvidas de nossas leitoras querendo saber qual é o melhor investimento. É uma pergunta bem difícil para responder, porque a escolha de um título é muito pessoal. Afinal, cada uma de nós tem um estilo de vida e sonhos para realizar, assim como um volume específico para investir e um perfil de risco diferentes.

Dependendo deles, você vai encontrar o investimento mais certo para você. Mas para tomar a decisão certo, você precisa ficar atenta há alguns detalhes nesta hora. Veja quais são:

Estude sobre os investimentos
Existem infinitas opções para investir, mas para saber qual é o melhor para você, faça o teste do seu perfil. Dependendo se você for mais arrojada ou conservadora, encontrará o ideal no seu caso. A partir do momento que encontrar o título que é a sua cara, pesquise mais sobre ele.

Tire todas as suas dúvidas
Antes de começar a investir, você tem que ter certeza de que não lhe restou mais nenhuma dúvida. Se necessário, procure ajuda com um especialista ou marque um café com aquela sua amiga super entendida de investimentos. O segredo é não ter vergonha e perguntar tudo, até aquelas que você tem mais dúvidas.

Preste atenção no cenário econômico
Depois de entender tudo e conhecer o seu estilo, chegou a hora de observar o cenário econômico. Assim que escolher a aplicação, faça um estudo em diferentes épocas do ano. Entenda qual será o rendimento e quais são os riscos se a inflação subir ou se o dólar subir bastante. Esta é uma forma de se blindar!

Fuja da moda
Uma das tendências mais fortes do mercado é seguir a moda. Por exemplo, um Fundo de Investimento está se valorizando a cada dia. Jornais, revistas e sites publicam os benefícios daquela aplicação. Resultado? Todos os investidores  compram. Com uma procura maior, o valor fica mais alto. Cedo ou tarde o custo daquele título tende a diminuir. O que todos fazem? Vendem.

Esse é o perigo! Você acaba comprando com um valor alto e perdendo com ao vender com um preço baixo. Fique atenta com as tendências de investimento e sempre analise se é um bom negócio no seu caso. Nessas circunstâncias você acaba perdendo uma boa grana. Se ligue!

Acompanhe o rendimento
Depois de fazer o investimento certo, você tem que acompanhar. Não é só porque está fazendo o seu dinheiro render que tem que esquecer dele. Esteja sempre atenta a tudo, principalmente ao rendimento do título em relação a economia brasileira. Desta forma você se protege de altos e baixos da economia.

Você já passou por alguma situação semelhante?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close