Gosto mexicano: aprenda uma deliciosa receita de guacamole!

Gosto mexicano: aprenda uma deliciosa receita de guacamole!

Olá, meninas! Quem gosta de uma comidinha apimentada vai ficar bem feliz com a dica de hoje do blog Hora da Comida. Além de gostoso, o prato sai super barato! 

Renove os aperitivos e faça guacamole. A receita leva pimenta e abacate – um das frutas mais baratas de julho. O chef Henrique Benedetti, do restaurante paulistano Obá!, deu para os leitores do Hora da Comida sua receita de guacamole. O principal ingrediente é abacate – uma das frutas de julho, as que têm melhores preço e qualidade, de acordo com o calendário de sazonalidade da Ceagesp-SP. Ou seja, você usa algo fresco que não vai pesar no bolso.

Prato típico do México, o guacamole é uma boa opção para fazer uns aperitivos para os dias de jogo! Você pode servir com tortillas ou tacos. Ou então, servir acompanhado de uma salada verde. Se quiser uma refeição completa, sirva também um grelhado e, pronto, resolveu a refeição.

Usando o calendário mensal de sazonalidade da Ceagesp-SP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), você pode economizar um bom dinheiro nas compras. Naturalmente, as frutas da época são mais abundantes e, assim, mais em conta. E, além disso, são mais frescas.

guacamole_obá_rogério voltan

Guacamole

4 porções

Ingredientes

½ xícara de abacate picado em cubos pequenos ou médios

4 colheres de sopa de tomate picado do mesmo tamanho dos cubos de abacate

2 1/2 colheres de sopa de cebola picada em cubos não tão pequenos, mas menores que os do tomate e do abacate

1 colher de sopa de pimenta finamente picadas (menos ou mais de acordo com seu gosto)

dente de alho muito bem picado

2 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de coentro bem picadinho

Sal e pimenta ao gosto

Modo de preparo

Num pilão, faça uma pasta com 4 colheres de cebola, a pimenta e o alho. Reserve 2 colheres de sopa dos cubinhos de tomate e 2 colheres de sopa dos cubinhos de cebola, para que sejam agregados no final.

Coloque a pasta pilada em um recipiente e acrescente os ingredientes na seguinte sequência: primeiramente os cubinhos de tomate e depois os de abacate misturando delicadamente, para não esmagar os cubinhos.

Acrescente neste momento todo o coentro, o suco de limão e tempere com o sal e a pimenta do reino.

Após juntar todos os ingredientes, certifique-se para que a mistura esteja bem incorporada. Deixe descansar por alguns minutos.

No momento de servir, acrescente a cebola e tomate que foram reservados.

O sabor de todos os ingredientes desta receita varia muito de dia a dia. Às vezes o pimenta esta mas picante ou abacate mais gostoso. A cebola, às vezes, está mais doce. Por isso, é importante ir provando e ajustar a receita, de acordo com o seu gosto.

 

Siga o Hora da Comida no Twitter e no Facebook.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close