Homens consomem mais que mulheres nas festas de fim de ano

Homens consomem mais que mulheres nas festas de fim de ano

De forma geral, o ser humano absorve a cultura do consumismo de um jeito bem intenso. Mas socialmente as mulheres acabam pagando uma parcela maior desta conta. Os clichês e o senso comum acabam atribuindo à figura feminina a responsabilidade pelo consumo desenfreado, impensado e constante. O consumismo é um problema entre mulheres? Sim, não vamos negar. Mas definitivamente não é um problema exclusivamente nosso.

Estudo americano concluído recentemente mostra que os homens consomem 39% a mais que mulheres nos feriados de fim de ano. Sendo assim, por que as mulheres tem que assumir o rótulo do consumismo sozinhas?

Como eles gastam mais

Entre os fatores apontados para explicar os resultados da pesquisa está a impaciência masculina na hora das compras. Ao contrário de muitas mulheres, que não se importam em percorrer diversas lojas até encontrar a vitrine que realmente as agradem (tanto em relação ao gosto pessoal quanto em relação ao preço), os homens preferem resolver tudo em um único lugar. A falta de disposição em avaliar preços, em comparar, em gastar tempo fazendo as compras acaba levando-os a comprar o que desejam pelo preço que for.

Outro dado interessante é que eles também não fazem economia quando o assunto é agradar a si mesmo. Depois de comprar presentes e o que mais for necessário, eles fazem a festa principalmente nas lojas de produtos eletrônicos e roupas.

homens consomem mais que mulheres

Gastos com crédito

Quer outra prova que o esteriótipo de que é falso o esteriótipo que a mulher consome mais que os homens? Um outro estudo americano apontou que durante a recessão econômica  os homens foram menos eficazes que as mulheres para reduzir os gastos com o cartão de crédito. A pesquisa feita com 7.200 americanos mostrou que 72% das mulheres conseguiram reduzir os gastos com o crédito, enquanto o percentual de homens foi de 62%.

Em linhas gerais, a realidade mostra que a ponderação no consumo é bem-vinda para ambos os sexos. Aposto que muitas mulheres tiraram um peso das costas ao lerem este texto, não é mesmo? Bom, já que sabemos que a parcela maior da conta não é nossa, é hora de incentivar o marido e os familiares a cuidarem melhor da carteira!

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close