Inclua seus sonhos no seu planejamento e transforme-os em realidade

Inclua seus sonhos no seu planejamento e transforme-os em realidade

A principal orientação para fazer um orçamento é anotar todos os gastos. Não esqueça de anotar até as pequenas despesas, como a balinha, o estacionamento e o café depois do almoço. Dessa forma conseguimos entender para onde nosso dinheiro está indo. Dando nomes aos bois fica mais fácil eliminar alguns gastos e saber o que é ou não necessário mensalmente.

Depois disso, vem o segundo passo: começar a formar uma poupança. Ou seja, quando você consegue prever quanto dinheiro irá gastar no mês seguinte, pode ver para onde essa verba vai e se você consegue separar um montante para investir. Procure criar no seu orçamento uma linha específica só para os seus investimentos, para garantir que todo mês você separa um dinheiro para essa poupança. Lembre-se que o investimento deve ser uma obrigação mensal. Afinal, não trabalhamos só para pagar contas… temos que aproveitar a vida também. Por isso, pense sempre em se pagar primeiro.

Depois de organizar o seu dinheiro como seu estivesse brincando de quebra-cabeça, vem a parte mais gostosa: sonhar! Traçar metas pessoais é o que nos motiva a manter nossas finanças organizadas e nos faz ter forças para lutar e seguir em frente – e até para ter o pique de montar e acompanhar um orçamento. Para tudo ficar claro, coloque num papel todas as suas vontades que pretende realizar. São os sonhos que nos motivam para ir sempre em frente!

Não dá para fazer tudo, por isso você vai ter que priorizar. Mas escolha aqueles que são mais importantes para você – e possíveis de serem realizados – para começar a planejar. Uma viagem? Uma casa própria? Uma festa de arromba? Você que escolhe. Mas lembre-se: para realizar seu sonho, você vai ter que abrir mão de outras coisas.

Para chegar lá, contabilize em média quanto custa para realizá-lo. Isso serve para aproximá-la do que quer e te motivar. Faça a pesquisa e veja todos os preços e custos envolvidos. Por enquanto, escolha apenas três sonhos. Um para daqui um ano, outro para 5 anos e o último para 10 anos. E inclua esses custos no seu planejamento. O que você vai ter que fazer para juntar o dinheiro necessário? Quanto vai ter que poupar por mês? Essa calculadora pode te ajudar. Quando você tiver tudo no papel, vai perceber que não é tão difícil ou distante como imaginava e vai ter aquela energia extra para conseguir realizá-los.

Toda vez que pensar em desistir, lembre-se da sua próxima etapa e das suas vontades. Qual é o seu grande sonho?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close