Inflação

Quando a média dos preços da economia sobe, dizemos que existe inflação. Com a inflação, a maioria dos produtos e serviços custa cada vez mais, e o seu dinheiro vale cada vez menos. Quando a taxa de inflação de um país é extremamente elevada e as pessoas não querem ficar com nenhum dinheiro parado, pois ele perde rapidamente sue valor, dizemos que há hiperinflação. O Brasil viveu uma época de hiperinflação nos anos 1980 e início dos 1990, em que os cardápios dos restaurantes não tinham nem preço, já que subia todo dia.  Foi o Plano Real que conseguiu segurar a nossa inflação. Para acompanhar a inflação temos diversos índices que medem a evolução dos preços. Os principais são o IPC/Fipe, o IGP-M, o IPC, o IPA, o INCC, o IGP-DI, o INPC, o ICV, o ICVM e o IPCA, que é medido pelo IBGE e é o indicador oficial de inflação do governo, usado como base para a decisão do COPOM.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close