Intercâmbio Corporativo: Vale a pena?

Intercâmbio Corporativo: Vale a pena?

Este texto foi originalmente publicado no Jogo de Damas.

Um intercâmbio corporativo é a oportunidade que o estudante ou profissional tem de realizar um estágio/trabalho internacional, na sua área de formação. Milhares de estudantes têm realizado esse tipo de intercâmbio, com o objetivo de ganhar uma perspectiva internacional da sua área.

No Brasil, o intercâmbio para executivos tem se popularizado e já não é difícil encontrar empresas que o oferecem como benefício. O principal objetivo costuma ser aprimorar a fluência dos profissionais. Alguns também acreditam que essa é uma boa oportunidade para o colaborador compreender melhor a cultura das empresas parceiras. O que se torna uma grande oportunidade para os profissionais e para as corporações.

Intercâmbio Corporativo: Vale a pena?

O intercâmbio não só favorece o aprendizado de idiomas, como também proporciona uma nova perspectiva de mundo para a executiva. Isso a estimula a fugir da zona de conforto, a buscar novas soluções e alternativas para problemas e questões cotidianas. Assim, as empresas costumam valorizar os profissionais que buscam novos conhecimentos e experiências e nesse aspecto essas viagens representam um bom estímulo.

A experiência de viver em outro país proporciona à profissional conhecer hábitos diferentes, abrindo uma nova perspectiva, com isso a intercambista precisa se adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e crescer, como pessoa e profissional.

 Este é um dos motivos que os departamentos de Recursos Humanos de diversas empresas brasileiras levam em consideração a participação em programas de intercâmbio cultural no exterior na hora de contratar e manter seus profissionais. A adaptação faz com que posteriormente seja mais fácil de encarar desafios corporativos com sucesso.

Para quem tem interesse em ir por conta própria, há a possibilidade de realizar o intercâmbio durante as férias, já que o ideal é que a profissional fique ao menos 3 ou 4 semanas no país escolhido. É preciso também ter consciência que ao voltar de um intercâmbio os estudos da língua devem ser mantidos, caso contrário a fluência e vocabulário adquiridos serão perdidos.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close