“Inventei uma desculpa para não ir ao trabalho”

“Inventei uma desculpa para não ir ao trabalho”

É segunda-feira, o despertador toca às 7h, lá fora cai um temporal, sua cama nunca esteve tão confortável, mas você precisa ir trabalhar! Em uma situação dessas, assim como algumas outras, todo mundo passa pela tentação de querer ligar para a chefe dizendo que está doente, só para aproveitar o dia em casa ou mesmo se render a alguma leve indisposição.

Do outro lado, se você for chefe, já deve ter se deparado com ligações de funcionários “doentes” em situações bizarras, como uma gripe forte que aparece justamente um dia depois de um festão, ou mesmo com alguma desculpa bem esfarrapada. Bom…talvez nenhuma delas chegasse aos pés das justificativas dadas por alguns funcionários de empresas americanas. As desculpas hilárias constam em um estudo feito pelo CareerBuilder, feito entre 2012 e 2013. De modo geral, a pesquisa mostrou que quase um terço dos trabalhadores ligaram para suas chefias dizendo que estavam doentes, quando na verdade não estavam.

Além da desculpa padrão, confira algumas das explicações dadas para quem estava interessado em faltar ao trabalho!

1) A pessoa não conseguia se decidir quanto ao que vestir para ir trabalhar (a gente torce para que ela tenha reservado algum dinheiro para renovar o guarda-roupas e conseguir procurar um outro emprego)

2) O dente falso (!) do funcionário voou pela janela enquanto ele dirigia na estrada

3) Algum condimento estranho usado para temperar um peru fez com que o funcionário caísse no sono e perdesse o turno (ah, esses conservantes…)

4) A pessoa estava se sentindo tão nervosa que poderia machucar alguém se fosse trabalhar (é bom evitar uma cena dessas, né?)

5) A funcionária não conseguia sair de casa porque todas as janelas e portas haviam sido fechadas com cola (Para quem não sabe, chave é um objeto que caiu em desuso)

6) O funcionário recebeu uma ligação ameaçadora da companhia elétrica e precisava informar o caso ao FBI. 

7) A pessoa precisava terminar as compras de Natal (Prioridades, gente!!)

8) A pessoa se perdeu e acabou dirigindo até um outro estado. (Provavelmente nenhum mapa e nenhuma pessoa sabiam informar o caminho certo)

9) Um enxame de abelhas atacou o carro do funcionário e ele não teve como ir ao trabalho. (Sempre acontece quando a gente lava o carro com coisas doces, é bom ter cuidado)

10) A pessoa mordeu a língua e ficou sem condições de falar.

desculpas para matar o dia de trabalho

Haja criatividade e coragem, não é mesmo?! Aposto que muita chefe não saberia nem o que responder de imediato diante de desculpas assim.

Para quem acha que a chefia é boba, a pesquisa mostrou ainda que 30% dos chefes resolvem checar quando o funcionário liga avisando que vai faltar. Deste total, cerca de 19% checam as redes sociais da pessoa e outros 15% chegam a dar uma passada na casa do funcionário.

Bom, desculpas bizarras à parte, em algum momento da vida muita gente acaba faltando ao trabalho sem necessidade. Existem chefes que até adotam uma postura mais flexível e apostam que o funcionário vai chegar no dia seguinte mais disposto e produtivo. Há também quem falte, mas com a consciência pesada, acaba fazendo o trabalho de casa.

A grande questão é que, ainda que você não perca seu emprego por ter faltado com alguma desculpa inventada, é possível que fique sem graça quando precisar faltar realmente por um motivo forte, seja luto, doença ou um imprevisto grave.

Se você preza pela sua carreira ou por seu emprego, não há motivos para inventar histórias mirabolantes ou se deixar levar pela acomodação da cama em um dia cinzento. Pense bem, ainda que você não goste do local onde trabalha, se sua mentira for desmascarada, você se queima não só com a chefia, mas também com os colegas de trabalho, é algo que acaba influenciando negativamente o seu networking.

Quando o emprego não gera mais prazer ou motivação, é hora de repensar se aquele é mesmo o lugar ideal para você. De repente, pedir demissão e partir para outra seja uma opção mais adequada.

E você, já inventou desculpas para não trabalhar?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close