Investimento com visão de longo prazo é sim coisa de mulher

Investimento com visão de longo prazo é sim coisa de mulher

*Fernanda Lattari

Estudos em âmbito global mostram que características do comportamento feminino combinam com investimentos de retorno no longo prazo: paciência e senso de controle. A paciência é necessária na maturação de estratégias com maior grau de risco e o senso de controle é fundamental na priorização de metas e na regularidade dos investimentos.

Apesar disso, a mulher brasileira não está planejando a independência financeira e a aposentadoria numa velocidade compatível com a sua ascensão à provedora familiar. Pesquisas indicam o mesmo cenário em diferentes faixas de renda, nível educacional e idade. Tanto a compra do primeiro imóvel como o investimento na educação dos filhos aparecem como principais destinos dos investimentos antes da construção da poupança de longo prazo e sem ser ao mesmo tempo.

Por trás do problema predominam explicações culturais e comportamentais. O foco da mulher ainda está sobre a carreira, imagem de independênciae família. Ela desperta tardiamente para o amplo significado da longevidade. Aposentadoria não é “pendurar chuteiras”. É permanecer com liberdade para fazer escolhas. E pra isso é preciso falar e mexer com dinheiro. A sociedade brasileira desconhece o planejamento financeiro básico, mas as mulheres parecem mais vulneráveis.

Quando começar? Quando aprimorar o que já foi iniciado? Preciso de ajuda? Que tal em 2014?

investimentos de longo prazo

Alguns pilares do investimento com visão no longo prazo:

– Para não desistir no meio da jornada quando surgir uma despesa inesperada, constitua uma reserva para emergências. Poderá ser na proporção de 3 a 12 vezes a sua renda atual ou, se você já tem o controle do seu orçamento, na proporção das suas despesas. Se a sua mobilidade de trabalho for alta ou se você pode contar com fundo de garantia em caso de perda de emprego, mantenha a proporção entre 3 a 6 vezes as suas despesas. Estes recursos deverão ser aplicados em modalidades conservadoras e líquidas de investimento (poupança, CDB com liquidez diária, Fundos DI).

– Antes de adquirir um Plano de Previdência para o seu filho ou supor que o plano do seu companheiro é suficiente para a renda da família no futuro, faça um plano para você mesma. Os planos corporativos costumam ter taxas de administração menores em comparação ao mercado. Alguns não têm taxa de carregamento. Faça uma pesquisa e escolha um tipo de investimento que combine com o seu perfil de risco. Em tempos de taxa real de juros muito baixa, considere ações e títulos de renda fixa de longo prazo. Se tiver experiência e tempo para cuidar mais de perto da sua carteira, considere a possibilidade de uma carteira de ações, ETF e títulos públicos adquiridos de forma direta.

– Você até pode acompanhar diariamente ou mensalmente os seus investimentos com objetivos de retorno no longo prazo, mas evite ao máximo tomar decisões em alta frequência. Existe um prêmio pela paciência.

Resoluções de Ano Novo abraçam geralmente metas individuais ou familiares de saúde, lazer, estudos, carreira e aquisição de bens. O autoconhecimento é um passo importante para enfrentar uma jornada em busca dessas necessidades e desejos. Uma jornada que pode ser concluída com data certa ou se tornar perene. Qual o meu estilo de vida desejado?

Escolhas que envolvam investimento de tempo e mudança de hábitos no presente para obtenção de conquistas mais visíveis só no médio ou longo prazo (o tal do futuro) podem ser menos angustiantes e mais eficientes sob o suporte de profissionais especializados. Médicos, terapeutas e personal trainers são acionados para os cuidados da saúde, bem estar físico e mental. Para a sua saúde financeira conte com o planejador financeiro certificado.

Um profissional que possui a Certificação CFP® concedida pelo IBCPF passou por um processo de avaliação e comprovação de conhecimento técnico e prático em planejamento financeiro e também é uma pessoa que se comprometeu a seguir o Código de Ética do Instituto. Este profissional é um multiespecialista, com conhecimento sobre os diferentes instrumentos financeiros disponíveis no mercado de capitais, imóveis, seguros, previdência privada, tributação, contabilidade e sucessão. Está apto a orientá-lo sobre qual instrumento é mais adequado às suas necessidades específicas e de cada objetivo futuro idealizado, aplicando todo esse conhecimento na elaboração do seu plano financeiro.

* Fernanda Lattari é planejadora financeira pessoal e possui a Certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.

As respostas refletem as opiniões da autora, e não do site Finanças Femininas ou do IBCPF. O site e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

IBCPF

IBCPF

Planejamento Financeiro

close