Investimentos: seu dinheiro está rendendo de verdade?

Investimentos: seu dinheiro está rendendo de verdade?

Você é daquelas que acompanha seus investimentos ou apenas acredita que está tudo dando certo? Pesquisa as opções existentes ou confia fielmente na palavra do gerente? Programa quanto do salário irá poupar ou deixa para ver quanto sobra no fim do mês? Entre boas e más escolhas, será que o seu dinheiro está rendendo de verdade?

Confira algumas dicas para tirar essa dúvida da cabeça e ter certeza de que está fazendo o melhor negócio para ver seu patrimônio crescer. Não se esqueça: sonhos de verdade ficam mais próximos quando acompanhados de planejamento financeiro e bons investimentos.

1) Planeje quanto irá poupar por mês

Muita gente comete o erro básico de acreditar que deve-se poupar aquilo que sobra dos seus gastos no fim do mês. Mas a verdade é que a poupança deve ser vista como uma necessidade e planejada com antecedência. Do contrário, é muito provável que você gaste quase tudo o que ganha e fique com a falsa sensação de que não ganha o suficiente para ter uma reserva.

Leitura complementar

Planilha de Orçamento Familiar

Planilha de Orçamento Familiar

Ver mais

Por isso, para saber se está fazendo as melhores escolhas para o seu suado dinheiro, comece certificando-se de que está poupando tudo o que pode. Com uma boa planilha de orçamento, você conseguirá fazer uma previsão objetiva dos seus gastos do mês e ter consciência de quanto conseguirá guardar. O ideal é que uma pessoa poupe 20% da sua renda líquida, mas pode ser que isso não caiba no seu bolso logo de cara. Então, você pode começar poupando 5% ou 10% e ir aumentando conforme for adequando os seus gastos.

2) Saiba por que está poupando

Um bom investimento financeiro é aquele que ajudá-la a conquistar seus sonhos. Por isso, para escolher onde irá colocar os seus recursos, é preciso ter certeza de quais são os seus objetivos. Há aplicações que funcionam melhor para metas de curto, médio ou longo prazo, então comece estabelecendo as suas.

Esse planejamento irá ajudá-la inclusive a manter a disciplina na difícil tarefa de poupar, já que você saberá exatamente como e quando será recompensada pelo seu esforço.

investimentos_bons_interna

3) Entenda como funciona o seu investimento

A pesquisa é um passo essencial da escolha de um bom investimento. Aqui não vale confiar apenas na versão do seu gerente, é preciso entender, por exemplo, o seu perfil de investidora, qual é a rentabilidade daquele investimento, quais taxas estão sendo cobradas – e quanto elas “comerão” dos seus rendimentos -, quando você poderá resgatá-lo, se há cobrança de imposto de renda ou qual o nível de risco envolvido.

Pode parecer que é bastante coisa, mas há muito material disponível que pode ajudá-la a entender essas questões. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira este ebook de investimentos para iniciantes.

4) Estude as opções disponíveis no mercado

Não comparar os seus investimentos a outras opções de mercado também é um erro bastante comum. É preciso ter um olhar amplo quando se fala de aplicações financeiras e uma boa pesquisa de mercado é essencial para saber se o seu dinheiro realmente está rendendo tudo o que poderia.

Compare as condições oferecidas em sua aplicação a outros produtos oferecidos pelo banco. Compare-as também às vantagens oferecidas por outros bancos e corretoras. Por fim, considere sempre o que especialistas em investimentos estão falando sobre um ou outro produto financeiro.

5) Sempre compare a rentabilidade do seu investimento à inflação

Talvez você esteja satisfeita em ver o seu dinheiro rendendo um pouquinho todo mês e fique com a sensação de estar fazendo um bom negócio. O fato é que para ser considerado como uma opção, um investimento precisa ao menos superar a inflação e, assim, garantir o seu poder de compra com o passar do tempo. O ideal, entretanto, é que a rentabilidade supere o IPCA e lhe traga um bom retorno real. Afinal, quem investe deseja ver o seu patrimônio crescendo e gerando frutos.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Mande sua dúvida ou conte a sua história para a gente através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima"

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close