Passo a passo para começar a investir com pouco

Passo a passo para começar a investir com pouco

Quem não investe ou sabe pouco sobre o mercado financeiro tem a ideia – errada – de que investir é só para pessoas ricas! Isso é um grande erro. Qualquer pessoa – independente da classe social – pode começar a fazer aplicações e fazer o seu dinheiro render.

Mas também não tem milagre, né? Se estiver endividada, vai ser difícil dar o start. Resolva uma coisa por vez. Primeiro suas dívidas, depois organize suas finanças e por fim passe a investir. É um trabalho duro, mas que recompensa. Só assim seus sonhos se tornarão realidade.

Para provar que qualquer pessoa pode investir, confira quais são os passos para ser uma investidora de sucesso – sendo rica ou não.

Fique organizada: A decisão de começar é importante, mas você está preparada para isso? Você só vai saber se fizer uma planilha e entender para onde o seu dinheiro está indo. No começo pode parecer trabalhoso, mas no segundo mês vai ficar viciada. Para acertar no investimento você precisa identificar também qual é o seu perfil de investidora.

Poupe mais: Quanto mais sobrar do seu salário, mais poder de investimento terá. E para poupar mensalmente não tem segredo – tem que parar de gastar com besteira! Uma forma simples de fazer isso é na hora que recebe seu salário. Assim que o dinheiro cair na conta, tire uma parcela para investir. Desta forma, você ganha disciplina!

Leia tudo: Está interessada em Tesouro Direto? Quer começar a aplicar seu dinheiro na bolsa de valores? Ótimo! Para fazer o negócio certo tem que saber onde está se enfiando. O melhor jeito disso é estudar e ler o máximo que puder. Vale ler tudo, blogs, livros, revistas. Quanto mais informações tiver, melhor! Se precisar, tente conversar com alguém entendido no assunto

Liberte-se dos medos: Existem diversos tabus em torno do mercado de investimentos. Um deles é que só pessoas ricas investem. Para começar você precisa estar com a cabeça livre disso e aberta para acertos e erros. Comece com o que entende mais, conforme for pegando experiência, arrisque-se mais.

Invista, independente do valor: Para alguns investimentos é necessário ter uma quantia inicial. Mas se você não tiver isso, não quer dizer que não dá para fazer. Até com R$ 50 mensais você faz seu dinheiro render. Viu só como o o mercado de investimentos não é um bicho de 7 cabeças?

 

De que você tem mais medo ao investir? 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close