Itens para não descuidar na manutenção do carro

Itens para não descuidar na manutenção do carro

Quem nunca deixou de lado a manutenção do carro que atire a primeira pedra. A verdade é que muitas vezes só lembramos de dar atenção a alguns itens do veículo quando algo realmente dá errado.

A manutenção preventiva, entretanto, é uma grande aliada. Ela pode nos ajudar a economizar – evitando que grandes problemas causem um rombo no orçamento -, garantir que o veículo esteja pronto para uso sempre que precisarmos e, o mais importante, assegurar que viajemos com segurança.

Por isso, separamos alguns itens de manutenção que toda mulher deve lembrar de verificar em seu carro. Inserir esse check-list na rotina pode livrá-la de vários problemas.

Os básicos:
– óleo do motor: o ideal é que o nível de óleo do motor seja verificado semanalmente. Com o motor frio você mesma pode fazer a medição ou pedir para o frentista do posto olhar quando for abastecer o carro. Não tem segredo: retire e limpe a vareta do óleo, insira-a novamente no local e, ao retirá-la, o nível deve estar entre a marcação de mínimo e máximo da vareta. Se estiver abaixo será preciso completar com o lubrificante indicado. É importante também lembrar de seguir as datas de troca e substituir o filtro nessas ocasiões.

– água do radiador: também deve ser verificada semanalmente. O radiador tem função de manter o motor resfriado, por isso, é muito importante que esse item seja observado. Com o motor frio, verifique se o nível da água está entre os valores mínimo e máximo do reservatório. Pode-se também usar um aditivo na água.

– calibragem dos pneus: deve ser feita a cada semana ou, no máximo, de 15 em 15 dias. Também é importante fazer a checagem sempre antes de viajar. Pneus não calibrados reduzem a segurança e aumentam o consumo de combustível do carro.

Os não tão básicos assim:
– fluido da direção hidráulica: o nível do óleo não deve baixar se tudo está funcionando bem no carro, por isso, se a direção estiver estranha fique atenta a possíveis defeitos. O fluido também deve ser trocado regularmente, conforme determinação do fabricante.

– fluido do freio: o fluido absorve umidade e isso pode afetar o trabalho dos freios. Por isso, a troca deve ser realizada a cada um ou dois anos, conforme orientação do fabricante.

manutencao_carro_interna

– Limpador de pára-brisa e palhetas: manter o reservatório abastecido é importante para ter água disponível para limpar os vidros e reduzir o nível de desgaste da palheta. Para saber a hora de trocar as palhetas, é preciso ficar de olho: quando elas não estiverem funcionando bem, não conseguirão limpar e retirar toda a água do vidro.

– filtro de ar-condicionado: a recomendação é que o filtro do ar-condicionado seja trocado todo ano, mas isso vai depender da exposição e uso do aparelho. Se não substituídos, eles podem causar problemas à saúde e no funcionamento do carro.

– faróis e lanternas: deve-se também criar o hábito de verificar frequentemente se os faróis e lanternas estão funcionando. Andar com as lâmpadas queimadas reduz a segurança no trânsito e causa multa.

– extintor: nesse caso, é preciso ficar de olho na data de vencimento.

– pneus: além da calibragem periódica, é preciso fazer rodízio, alinhamento e balanceamento dos pneus do carro. O ideal é que isso seja feito a cada 10 mil km rodados.

Aplicativos
Já que ninguém tem um memória de ferro, há aplicativos que podem ajudá-la a lembrar de cuidar da manutenção do carro. Eles podem dar dicas e alertas de manutenção, informações sobre abastecimento, estatísticas e orientações sobre procedimentos. Entre eles estão o Carrorama e o Carango.

* Matéria corrigida e atualizada às 15h55 de 10 de outubro.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close