Já é hora de acabar com o seu stress

Já é hora de acabar com o seu stress

Pense na última vez que você teve um dia tranquilo no trabalho, sem stress, bem humorada, satisfeita e empolgada com seus projetos. Está difícil recordar de épocas assim? Se o estresse é uma constante em sua rotina, sua realidade é compatível com uma enorme fatia da população brasileira. Dados de pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) apontam que, no Brasil, a fatia de pessoas que experimentam stress extremo é bem mais elevada do que nos Estados Unidos. Enquanto aqui 34% dos entrevistados declararam nível máximo de stress, na população norte-americana o percentual foi de 20%.

O stress pode ser a porta de acesso a males muito maiores, como depressão, crises de ansiedade, ataques de nervos, além de prejudicar o convívio social e as relações dentro e fora do local de trabalho. Situações de stress favorecem o aumento do hormônio cortisol, que além de causar problemas como diabetes, hipertensão e obesidade , atuam inibindo uma região do cérebro responsável pela memória e controle das emoções. Ou seja, o stress interfere na qualidade dos seus julgamentos e decisões.

Você também pode gostar:
Saiba o que anda atrapalhando seu sono e sua produtividade
5 dicas para levar uma vida menos estressante no trabalho
Como manter a motivação no trabalho em um período de demissões

Quantas vezes você já tomou uma decisão de cabeça quente e se arrependeu segundos depois? E aquela discussão desnecessária com sua mãe, namorado ou amigo em função do seu nervosismo com o trabalho? Sem contar no sentimento de frustração de permanecer em uma situação que está consumindo suas energias. A respeito deste assunto, a consultora norte-americana Marie Forleo cita uma frase interessante do escritor alemão Eckhart Tolle: “Todo stress vem de estar aqui, mas desejar estar lá”.

stress-trabalho

Continue a ler a matéria na próxima página!

A constatação é verdadeira, mas apegar-se a este princípio e não tomar uma atitude a respeito, não é uma decisão sábia. Afinal, como conseguir uma mudança de contexto se não está sendo feito um esforço para que uma transformação aconteça? Na verdade, como a própria consultora ressalta, existem dois tipos de stress: aquele nos auxilia na defesa contra situações de perigo, por exemplo,  forma como seus sentidos se aguçam no momento em que você leva um susto. Por outro lado, existe o stress ruim, que é este que nos leva a somatizar circunstâncias ruins do cotidiano, que altera nosso humor, prejudica nossa produtividade e deixa a vida mais sem graça.

Neste sentido, a especialista aponta duas saídas para impedir que o stress avance. A primeira delas é a aceitação do problema. Em muitos momentos da vida, não estaremos no contexto que gostaríamos. O emprego pode não ser o ideal, a função dentro da empresa está aquém do você imaginava, o cotidiano com o chefe estar cada dia mais desgastante. A questão é que ficar desejando que fosse diferente, mas sem fazer nada a respeito, não te levará a lugar nenhum. O único resultado que isso pode trazer, é aumentar seu nível de stress.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Aceitar o problema não significa adotar uma postura de resignação. Em vez de varrer a poeira para baixo do tapete e evitar lidar com a questão de frente, a aceitação te fará questionar sua atual posição com senso crítico e clareza das ideias. É de cabeça fria que você terá condições de se preparar para ter aquela conversa difícil, para traçar uma estratégia em busca de um novo emprego ou para tomar qualquer que seja a decisão difícil que você tenha pela frente.

Existem também as situações em que não há nada que possa ser feito para solucionar a situação. Exemplo: você deu o melhor de si para fechar os relatórios da empresa para o trimestre e agora está nervosa a respeito do feedback, com receio de ter um retorno negativo. Ou então a chefia do seu departamento muda e você está apreensiva quanto às possíveis mudanças dentro da equipe. É hora de canalizar sua ansiedade de uma outra maneira. Pratique exercícios, procure meditar para melhorar sua concentração e a qualidade do seu sono. Transferir essa preocupação para situações estressantes é como imaginar que a buzina do seu carro seja capaz de dissolver o trânsito ruim. Em vez de perder a paciência e chegar em casa irritada depois de xingar um monte de gente na rua, você poderia simplesmente aumentar o som do seu carro com sua playlist favorita. O tempo gasto para fazer o caminho é o mesmo, com a diferença que a segunda opção te deixa mais leve.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close