Juros

Remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. Quando um poupador aplica seu dinheiro no banco, ele na verdade está emprestando o dinheiro ao banco, e recebe em troca uma taxa de juro. O mesmo acontece quando compra um título do governo – este, aceita pagar juros em troca do dinheiro que levanta com a venda. A lógica é a seguinte: se você vai emprestar dinheiro para uma amiga, quer dizer que vai ficar sem esse dinheiro para usar quando quiser. Então você aceita fazer o empréstimo se a sua amiga te pagar algo sobre o dinheiro que você emprestou. Essa é a taxa de juros. O mercado trabalha com juros prefixados (valor da taxa é conhecido no momento da aplicação) e pós-fixados (valor da taxa é conhecida no final da aplicação). A taxa é expressa como um percentual sobre o valor emprestado.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close