Kerry Washington lança campanha contra abuso financeiro

Kerry Washington lança campanha contra abuso financeiro

Quando o assunto violência doméstica vem à tona, a primeira imagem que as pessoas costumam ter em mente é de uma mulher sofrendo ameaças, humilhações verbais e agressões físicas. Uma outra característica que nem sempre é notada como deveria, é a forma como agressores usam o abuso financeiro para manterem relacionamentos abusivos.

Para tanto, eles impedem que a mulher tenha acesso a tudo aquilo que possa trazer independência financeira. E aí entra a coerção para impedir que ela trabalhe, que tenha acesso a cartões de crédito e até mesmo restrições para usar os meios de transporte livremente. A vida financeira da mulher é monitorada de perto e o objetivo do agressor é justamente criar uma relação de dependência tão forte, que torne o rompimento mais difícil.

Você também pode gostar:
Generosidade feminina atrapalha na formação da aposentadoria
Ganhar mais que o marido não é problema
Como planejar a independência financeira ao longo dos anos

Quem sofre este tipo de violência tem dificuldades para livrar-se das relações abusivas porque a privação da independência financeira é um dos elementos de repressão, é preciso levar em consideração as agressões físicas e psicológicas sofridas pela mulher, que resultam na queda de auto estima e confiança para dar a volta por cima.

Dados levantados pela AllState Foundation revelam que uma a cada quatro mulheres sofrem violência doméstica nos Estados Unidos. O número é maior do que a incidência de câncer de mama, de ovário e fígado combinados. Além do dado alarmante, as estatísticas mostram que o abuso financeiro está presente em 98% dos casos de violência doméstica.

É através da dependência financeira que os agressões mantém as mulheres presas a relacionamentos abusivos, pois a falta de recursos impede que elas se libertem da relação.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Tendo em vista a gravidade da situação, a fundação resolveu lançar uma campanha com a ajuda da atriz e fashionista Kerry Washington – que interpreta Olivia Pope na série Scandal – chamado de Purple Purse (bolsa roxa, em tradução livre). Ela foi convidada a desenhar o produto e a renda arrecadada com a venda das bolsas é revertida para ações de combate à violência doméstica e abuso financeiro.

Entrevistada pelo site Feministing sobre o assunto, Kerry Washington explicou porque escolheu apoiar a campanha. “Eu nunca tinha ouvido falar sobre abuso financeiro antes, mas aprendi que este é o primeiro motivo que fazem as mulheres permanecerem em relações abusivas e também a razão pela qual muitas delas voltam para a relação com os agressores. Elas não sentem-se capazes de cuidar de si mesmas financeiramente. E eu percebi que a campanha é uma forma que eu posso contribuir para uma causa que já me envolvi há muito tempo, que é o combate à violência contra mulher. É uma forma de ser parte de uma solução realmente tangível, dando a elas as ferramentas para se libertarem e usando a moda para falar disso.

Eu sempre via violência doméstica como um problema social, um problema psicológico e emocional, mas percebi que o problema financeiro nisso tudo também é muito grande. Identificar este problema financeiro é algo que me deixa realmente esperançosa, porque eu sinto que todos estes outros problemas são graves, mas dar à mulher as ferramentas para buscar a independência financeira, faz com que ela consiga se libertar dos outros problemas e realmente romper com o agressor”, finalizou.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close