Mais de 70% dos brasileiros não sabe o que é estar endividado

Mais de 70% dos brasileiros não sabe o que é estar endividado

Cuidar do orçamento é imprescindível para evitar as dívidas. No entanto, como é possível fazer isso se não tivermos a noção exata do momento em que estamos endividadas? Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 73% dos brasileiros não sabe exatamente o que significa estar endividado. Para a pesquisa, foram ouvidas 662 pessoas maiores de 18 anos, nas 27 capitais do país, pertencentes a todas as classes sociais.

De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados disseram que acreditam que estar endividado é ter contas em atraso. Outros 21% acham que ter uma dívida é estar com o nome registrado em entidades de proteção ao crédito.

Você concorda com as justificativas acima e acha que estas são as definições corretas para quem está com uma pendência financeira? Pois a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esclarece que é considerada endividada a pessoa que tem parcelas a vencer, de compras que foram divididas ou de empréstimos tomados.  “Quando estas parcelas ficam pendentes por conta de atraso, a pessoa passa de endividada para inadimplente, esteja o nome registrado em serviços de devedores em atraso ou não”, detalha.

pesquisa-dividas-spc

A percepção do endividamento também muda de acordo com a forma como as pessoas encaram o orçamento. Entre as pessoas que fazem o controle formal dos gastos, 86% não se consideram endividadas, enquanto o percentual cai para 66% entre aquelas que não controlam o orçamento. A diferença torna perceptível como podemos ficar com as contas desajustadas se o orçamento não for olhado de perto.

O estudo mostrou ainda que mais da metade das pessoas que tiveram o nome negativado em 2014 conseguiram limpa-lo. Segundo o educador financeiro do SPC, José Vignoli, passar pela experiência de ter ficado com o nome sujo pode mudar hábitos de consumo. “Essa vergonha em ter o nome em algum serviço de proteção ao crédito faz com que os endividados busquem mudar a forma como lidam com seus gastos e dívidas”, afirma. 

De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados passaram a controlar os gastos e 29% alega que pensa muito mais antes de comprar qualquer coisa.

 

Crédito das fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close