Metade das pessoas que quer o nome limpo não se planeja para isso

Metade das pessoas que quer o nome limpo não se planeja para isso

Você realmente se preocupa em manter seu nome limpo? Se a resposta for sim, o que você faz conscientemente para não atrasar seus compromissos financeiros e evitar ter o nome sujo? A pergunta vem bem a calhar, tendo em vista que uma pesquisa nacional recente feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostrou que 82% dos entrevistados acha importante ter o nome limpo, porém 40% não faz planejamento. Ou seja, metade dos que consideram importante cuidar do nome não se organizam para isso. A pesquisa mostrou também que 6 a cada 10 entrevistados já pagaram pelo menos uma conta com atraso alguma vez na vida.

Sem um planejamento bem organizado das despesas e ganhos, como é possível saber ao certo o que devemos cortar a cada mês, quanto estamos gastando, enfim, como evitar a surpresa desagradável da conta bancária com saldo negativo? Nessa situação de descontrole, é fácil ficar enrolada com dívidas. Veja algumas atitudes que podem evitar que seu nome fique no vermelho.

Esqueça os supérfluos

Seja no supermercado, na liquidação do shopping ou onde for: só leve para casa o que realmente tiver necessidade de consumir. A gente se acostuma a incorporar o hábito de levar um pouco a mais disso ou daquilo no supermercado e qual é o resultado? Comida desperdiçada na geladeira. Nas compras pessoais é a mesma coisa. Se você saiu de casa com a intenção de comprar uma blusa branca, compre apenas a blusa que você precisa, tudo mais que ver no caminho não é real necessidade.

Invista

Da mesma forma como você sabe que é preciso separar uma parte do seu dinheiro todo mês para pagar suas despesas fixas, crie o hábito de separar uma quantia fixa por mês para poupar. O dinheiro pode ser colocado em uma caderneta de poupança ou qualquer outro investimento que tenha a ver com o seu perfil.

Evite o parcelamento

Para evitar perder dinheiro com juros e comprometer sua renda com parcelamentos prolongados, procure pagar suas compras à vista com mais frequência. Além de ganhar poder de barganha e conseguir descontos melhores, você evita o acúmulo de parcelas pendentes no cartão de crédito.

como manter o nome limpo

Não empreste seu nome a terceiros

É muito comum ver pessoas com o nome sujo por terem tentado ajudar alguém próximo que passava por dificuldades financeiras ou mesmo por ingenuidade. Esta é uma questão muito delicada, mas é preciso que você seja racional e avalie muito bem os riscos antes de tomar uma decisão. A possibilidade da pessoa não arcar com o que deve dentro do prazo estabelecido existe e você acaba sofrendo as consequências por uma dívida que não é sua. Nestes casos, além de arrumar um problema para si, a relação com a pessoa que você tentou ajudar pode acabar sendo comprometida.

Evite financiar sem uma boa entrada

Pensa em financiar a compra de um carro ou imóvel? Não faça isso se não tiver economizado uma boa parte do valor total do bem para dar como entrada. Com uma entrada expressiva você tem mais poder de negociação, arca com parcelas mais baratas – porque os juros são menores – e quita o que deve em menos tempo. Financiar bens com baixo valor de entrada faz com que você fique comprometida com essa dívida por muito mais tempo, além da desvantagem de pagar um preço bem mais alto.

O cuidado com o cartão de crédito e o cheque especial

Jamais faça dívidas no cartão de crédito ou cheque especial, os juros nas duas modalidades são os mais caros do mercado, podendo passar de 10% ao mês. Se você estiver nesta situação, procure uma renegociação. Vale também pesquisar um empréstimo para você troque uma dívida cara por outra mais barata, assim você consegue quitar o que deve com mais rapidez e pagando juros menores.

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close