Mini-wedding: opção para organizar um casamento barato

Mini-wedding: opção para organizar um casamento barato

Lembrar do dia em que aconteceu o pedido de casamento é trazer à memória uma felicidade inexplicável, a sensação de tremor nas pernas e a fala engasgada pelo choro emocionado. Até a chegada do grande dia, no entanto, toda essa euforia é acompanhada de mil preocupações para a organização da festa e as noivas costumam ficar de cabelo em pé com tantos detalhes e com tantos gastos! A tradição no Brasil é a realização de cerimônias grandes, festa para muitas pessoas, costume que acaba pesando (e muito!) na vida financeira dos noivos. Mas e se você quiser o seu casamento diferente? E se tiver em mente um casamento lindo, com a cara do casal, mas sem as proporções gigantescas que estamos acostumadas a ver?

Se você quer uma alternativa mais econômica e ter o tão sonhado grande dia, eis uma saída: o mini-wedding. Tradicional nos Estados Unidos e em países da Europa, este tipo de casamento – como o próprio nome diz – é pequeno, intimista e o mais legal de tudo: tem a cara do casal. De acordo com a blogueira Sammia Vilela, fundadora do blog Casando Sem Grana, a moda começou a espalhar-se pelo Brasil há cerca de dois ou três anos. Para quem se interessa em conhecer um pouco mais sobre este tipo de festa, conversamos com ela para saber como organizar um casamento barato e pequeno.

mini-wedding decoração

Todo mini-wedding é barato?

É importante ressaltar logo de cara que a redução de custos com o casamento pequeno vai depender muito da consciência do casal. “O valor final do casamento vai depender muito do que o casal vai escolher. Em proporções, a diferença de um casamento tradicional é o número de convidados, mas dependendo do que a noiva escolher, vai acabar gastando o mesmo que gastaria para fazer uma festa grande”, explica a blogueira. Ela ressalta ainda que no momento em que o casal opta por fazer um casamento pequeno, os dois devem saber exatamente o motivo desta escolha. De forma geral existem duas respostas óbvias: economia de dinheiro ou intimidade. No primeiro caso, o primeiro passo para diminuir o valor do casamento é reduzir bastante a lista de convidados, priorizando somente aquelas pessoas que vão fazer parte da vida do casal constantemente. “Uma solução é fazer um casamento no cartório e depois chamar os amigos mais íntimos e os familiares para um almoço, por exemplo”, exemplifica. O casal que prioriza a intimidade já tem mais facilidade em fazer uma lista de convidados enxuta.

casamento_economizar

Vantagens da cerimônia pequena

Um dos aspectos mais legais em fazer um mini-wedding é ter mais condições de tornar toda a decoração do casamento mais personalizada, com a cara dos dois, sem a necessidade de gastar demais para isso. Desde que os noivos saibam escolher tudo com cuidado não só estético, mas também financeiro, tudo pode ficar maravilhoso!Sammia ressalta que dois perfis de casais costumam escolher este tipo de cerimônia.

“Tem os mais alternativos, que costumam ser jovens e com planos de vida diferentes dos padrões tradicionais, gostam de viajar e buscam um estilo de vida diferente. Eles costumam buscar cerimônias bem personalizadas e o vestido da noiva costuma ser mais folk. Tem também os casais mais velhos, que já se casaram outras vezes ou passaram a vida toda morando juntos, mas não oficializaram o casamento. Nestes casos as escolhas costumam ser mais simples, desde a decoração até a comida”, analisa .

mini_wedding-doces

Para completar, um outro custo que você pode reduzir bastante entre os gastos da festa é o local da cerimônia. Neste caso, o enorme salão dá lugar a um sítio da família, um quintal espaçoso, a casa de praia de alguém próximo a vocês ou mesmo o salão de festas do prédio. Além de ter por perto somente as pessoas que vocês dois realmente amam, este tipo de cerimônia faz com que todos os presentes sintam-se muito especiais por dividirem este momento com você. Gostou da ideia? Então confira o blog e conheça mais sobre os casamentos pequenos! E não se esqueça de baixar nossa planinha de casamento para te ajudar a organizar o grande dia!

decoração-mini_wedding

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close