Monte seu calendário e economize na feira!

Monte seu calendário e economize na feira!

Confira as dicas do blog Hora da Comida para comer bem e economizar quando for fazer a feira! 

Um calendário que ajuda você a comprar as frutas da época. É bom para seu bolso e também para sua saúde.

Além de mais baratas, as frutas colhidas neste mês são mais saborosas. Não têm aquele gosto de fruta tirada do pé ainda verde e armazenada em geladeira para distribuição. Ou seja, gosto de nada ou de isopor. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais (Ceagesp) de São Paulo divulga um calendário da sazonalidade das frutas comercializadas no Estado. É aquele negócio, você até pode fazer uma sobremesa com morango, mas saiba que a fruta não está em seu melhor momento.

Neste mês de abril, a lista com as melhores opções de compra é abrangente. Tem, por exemplo, caqui que é uma delícia – fresco mesmo, sem a necessidade de elaboração. Mas inclui também abacate, ameixa estrangeira (a vermelha), maracujá doce, tangerina cravo, kiwi, bananas maçã e nanica. Munida dessa listinha, você vai à feira ou ao supermercado e terá a garantia de estar fazendo um bom negócio para sua saúde e seu bolso.

A convite de Hora Comida, o chef Maílson da Silva, que trabalha no restaurante paulistano Trio, elaborou dois pratos simples, mais muito saborosos, com frutas da época: ameixa importada e abacate.

Indo contra hábitos brasileiros de comer abacate apenas em pratos doces, o chef usou a fruta para fazer uma salada com vinagrete de coentro, seguindo tradição forte de países latinos que usam a fruta em saladas e ceviches.

 

Saldada de abacate com vinagrete de coentro

Salada

½ Abacate cortado em julienne (corte meia lua)

2 tomates cortados em julienne

½ cebola cortada em julienne

1 colher de pimenta biquinho

10 folhas de alface roxa

 

Vinagrete de coentro

1 colher de sopa  de coentro picado

Suco de 1 limão

10 ml de vinagre

30 ml de azeite (para o vinagrete)

1 colher de mostarda

Sal à gosto

Azeite para a decoração

 

Preparando a salada: corte todos os ingredientes em julienne. Reserve. Rasgue as folhas de alface grosseiramente. Reserve.

 

Preparando o vinagrete: em uma vasilha, coloque o suco do limão, mostarda, o vinagre e uma pitada de sal. Misture tudo, e vá adicionando o azeite aos poucos. Acrescente o coentro e corrija o sal.

 

Finalização: disponha os ingredientes da salada no meio do prato, tente deixar a salada com altura para dar um melhor visual à salada. Disponha a pimenta biquinho ao redor do prato. Regue com o vinagrete e um fio de azeite.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close