Na ponta do lápis: compro um carro novo ou usado?

Na ponta do lápis: compro um carro novo ou usado?

Na hora de realizar o sonho de comprar o carro próprio, uma das primeiras escolhas a serem feitas é entre um veículo novo ou usado. Nem sempre é fácil decidir: o preço do carro novo pode pesar demais no bolso, mas a procedência do de segunda mão muitas vezes deixa a compradora com o pé atrás. Para tomar a sua decisão de forma consciente, confira os pontos que você deve colocar no papel.

Muitas fatores chamam atenção para a compra de um carro novo: ele tem cheiro especial, plástico nos bancos e, claro, nunca foi usado. Carolina Ruhman Sandler, coach financeira e fundadora do Finanças Femininas, explica, entretanto, que se um carro usado estiver em bom estado, ele pode oferecer uma boa vantagem financeira ao seu negócio. “Muita gente prefere um carro novo, mas acredito que, para a maioria das pessoas, escolher um carro usado irá facilitar – e muito – a realização desse sonho”, defende.

Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) indicam um aumento nas vendas de veículos seminovos e usados no mercado brasileiro: o resultado acumulado das vendas nos primeiros quatro meses deste ano, se comparado ao mesmo período de 2016, apresentou alta de 6,2%. Os carros com até três anos de uso, os chamados seminovos, foram os mais procurados pelos consumidores.

Fazendo as contas

O principal motivo que explica a vantagem financeira na compra de carros usados é a depreciação. Estima-se que, assim que sai da concessionária, um veículo zero perca cerca 15% do seu valor. Nos três primeiros anos de “vida” é quando essa depreciação é mais intensa. Dessa maneira, o gasto com a manutenção de um veículo usado nos primeiros anos – desde que ele esteja em bom estado – tende a ser menor do que a desvalorização do carro novo no mesmo período.

Um exemplo: um Gol, 1.0, 4 portas, novo pode pode ser encontrado, hoje, a partir de mais ou menos R$ 33 mil. Um modelo 2014 nas mesmas especificações sai por cerca de R$ 20 mil – uma redução de quase 40% no valor. “Na compra de um carro usado, ainda é mais fácil negociar e conseguir um bom desconto no valor total. Se pagar à vista, então, nem se fala”, explica Carolina. Outras vantagens financeiras estão no preço do seguro, documentação e IPVA.

carro_novo_usado_interna

Cuidados ao comprar um carro usado

Na hora de comprar, entretanto, não é só o preço que entra na jogada. Se, financeiramente, o carro usado pode caber mais confortavelmente no bolso, em termos de segurança, é preciso redobrar o cuidado, tanto em relação ao veículo, quanto ao vendedor.

Pensando nisso, a Proteste preparou este guia com alguns pontos para você ficar atenta na hora de escolher o seu carro usado e os seus direitos garantidos nessa compra.

Um dos cuidados primordiais é conhecer ao máximo o passado do veículo: quilometragem, motor, chassi, pintura, documentos, multas e roubos devem entrar nesse checklist. Se você não entende muito de carro, pode ser interessante que a vistoria seja feita por um especialista, orienta a Proteste – que pode ser uma empresa de vistoria ou um mecânico em quem confie.

Na hora de escolher o carro, também é importante fazer uma boa pesquisa sobre a marca e o modelo. Sites e blogs especializados no tema podem ajudar, assim como a boa e velha conversa com aqueles que já experimentaram o modelo.

Quer saber mais?

Se você está planejando comprar um carro, o curso online “Como juntar dinheiro para comprar um carro”, que o Finanças Femininas acaba de lançar, pode ajudá-la a realizar o seu sonho.

Nele, a Carol fala sobre tudo que você precisa colocar no papel para decidir se comprar um carro é a melhor escolha para você nesse momento e explica o passo a passo para alcançar seu objetivo. Como ter disciplina para juntar dinheiro, investir e a que ficar atenta na hora de escolher a forma de pagamento são alguns dos pontos abordados nesse curso.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close