Não se perca no seu orçamento

Não se perca no seu orçamento

Quando você percebe que gastou mais do que deveria no mês, deve ficar tentando relembrar onde foi que passou da conta ou prometendo a si mesma que no mês seguinte será diferente. Mas efetivamente, que providência você toma para não ficar novamente no vermelho? Já pensou que fracionar a sua organização financeira pode te ajudar a ser mais controlada? Se você passar a medir seus gastos toda semana, com certeza vai saber como detalhar suas despesas com mais facilidade do que se fosse deixar tudo para o fim do mês.

Fazer este tipo de tarefa pode parecer chato, mas é só questão de hábito. Para te ajudar nessa tarefa, você já deve ter visto aqui a nossa planilha amiga. Ela é fácil de usar e te ajuda a ter clareza de como seu dinheiro se distribui entre as contas mais pesadas e os gastos secundários (os cafezinhos, as roupas em promoção, o salão de beleza, etc).

controle suas despesas guardando suas notinhas

Não jogue fora suas notinhas

Na correria para o trabalho ou algum compromisso importante, você sempre acaba dizendo “não” para o atendente que te pergunta se você deseja a nota do produto que está comprando, principalmente se a compra for só um lanchinho rápido ou apenas um item no supermercado. Jogue fora esse hábito e pegue suas notinhas.

O conselho aqui não é para que elas fiquem estocadas na sua carteira, só aumentando o volume a cada dia, mas para você reuni-las ao fim de cada semana. A gente já tem muita coisa para se preocupar no nosso dia-a-dia, não tem como lembrar de cabeça na sexta-feira o quanto gastamos no café da manhã de segunda. Junte as notas para saber quanto de dinheiro foi gasto em coisas miúdas.

Já vamos adiantar: É bem possível que você se assuste das primeiras vezes! Os gastos com coisas pequenas são os que mais consomem nosso dinheiro, justamente porque não temos o controle exato de tudo e as despesas são picadas. É como uma goteira na pia do banheiro, de gota em gota acaba pesando na conta d’água.

A lógica aqui é a mesma de anotar os seus gastos conforme você vai soltando o cartão – ou abrindo a carteira. Mas se você se programa para olhar todas as despesas ao fim da semana, consegue ter uma visão mais precisa de onde gasta o seu dinheiro. Assim você não perde o controle!

Organize seus gastos com aplicativos

Aplicativos para organizar suas finanças

Nós já te demos algumas dicas de apps para te ajudar no controle de sua empresa e de alguns gastos pessoais. A orientação agora é para você baixar alguns que te ajudem nessa organização das contas. A dica é mais apropriada ainda para aquelas mulheres que não têm muita paciência para guardar papeis. Assim que comprar ou pagar qualquer coisa, lance a despesa no aplicativo. É rápido e você não se perde com seus gastos.

Se o seu smartphone tiver o sistema Android, a dica é baixar o Financisto, que é gratuito e bem avaliado pelos usuários. Ele te permite ter mais de uma conta no mesmo aparelho, ou seja, você pode controlar separadamente suas despesas pessoais e de trabalho, por exemplo. Para o iOS, você pode usar o Yupee mobile, que também pode ser baixado de graça e organiza suas despesas de forma bem simples.

Controle seus gastos extras

Supermercados e shoppings são os ambientes que mais estimulam as pessoas a gastarem por impulso. Quando você já estiver habituada a seguir as dicas que estamos te dando neste post, vai perceber que este tipo de comportamento morde uma fatia bem grande do seu salário!

Nós entendemos o que você sente quando o trabalho te sobrecarrega, as coisas em casa não andam bem, sua TPM chega antes do esperado e tudo que você quer é se mimar um pouco. Essas comprinhas fora de hora vão acabar acontecendo em algum momento, só tente se manter alerta para que elas não se tornem um hábito. Procure também estabelecer um limite de valor para essas compras. Afinal, você sabe que está levando aquilo da loja para se agradar, e não por necessidade.

Onde você sente dificuldade para controlar o seu orçamento?

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close