O banco que é a sua cara

O banco que é a sua cara

Hoje em dia é muito fácil abrir uma conta corrente em um banco. Você só precisa de um documento com foto, comprovante de residência e uma quantia bem baixa para iniciar. Só que são tantas opções que acabamos ficando perdidas e sem saber qual é a melhor instituição para trabalhar.

Este é um passo importante, porque é neste banco que você vai colocar seu dinheiro e fazer as suas principais transações financeiras. Então, você precisa confiar, entender todas as cobranças e gostar da empresa. Caso contrário, é certeza que terá dor de cabeça.

Para não errar na mão e fazer a escolha certa, indicamos alguns passos para você conseguir identificar o banco que é a sua cara. Fique tranquila, porque não você não precisa ser uma grande conhecedora do assunto. Basta responder as três perguntas abaixo e escolher:

Qual é o seu interesse?
Para começar a procura, você deve saber o que busca naquela instituição. Vai investir ou pedir dinheiro emprestado? Dependendo da sua resposta, você tem que ficar atenta a alguns detalhes. Por exemplo, se a sua intenção é para fazer apenas movimentações bancárias e eventualmente pegar um empréstimo, você precisa de um banco que tenha taxas favoráveis essas situações. Pense em qual é o ideal no seu caso.

A instituição é segura?
Existe uma variedade imensa de bancos para trabalhar, mas você tem certeza que não corre o risco dele fechar ou até pior, quebrar? Faça uma rápida busca na internet para saber qual é a situação financeira do banco. Se a instituição estiver passando por problemas financeiros e correr riscos no mercado, pense duas vezes antes de aplicar o seu dinheiro ali.

Você é bem atendida?
Por mais que pague baratinho e tenha benefícios bons, gosta do atendimento e da disponibilidade dos funcionários? Lembre-se que você é a principal fonte de renda para a instituição. Se não for bem atendida ou não conseguir explicações para tudo, saia fora! Deixe seu dinheiro em um lugar que as pessoas lhe deem importância e respeitem o seu espaço como cliente.

Depois disso tudo, tenha certeza que o gerente de banco não é seu amigo e que a instituição não está preocupada com seus problemas e conflitos pessoais. Tudo que o banco quer é lucro! Nunca esqueça disso para tomar qualquer decisão.

Ficou mais fácil para escolher agora?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close