O jeito certo para ensinar os filhos a investir

O jeito certo para ensinar os filhos a investir

Em que época da sua vida você percebeu que se poupasse dinheiro e fizesse um investimentos seria bom? Quanto antes uma pessoa entender a importância disso, melhor para o desenvolvimento financeiro dela. Pense como seria no seu caso se você fizesse um investimento 10 anos antes de quanto você começou…

Com nossos filhos, queremos oferecer o melhor para eles, não é mesmo? Ficamos preocupadas em tudo que o mundo pode ensinar – tanto de bom, como de ruim também. Mas, calma aí, você já se preocupou em educa-lo financeiramente? Isso é extremamente importante para que ele seja um adulto consciente e consiga realizar todos os sonhos da vida.

Aprenda o que você tem que fazer para ensina-lo a ser um consumidor consciente e investir o seu dinheiro:


Sirva de exemplo
Por mais que você queira que ele seja um investidor de sucesso, faça uma simples reflexão: como você lida com dinheiro? Se você comprar desenfreadamente, seu filho vai seguir pelo mesmo caminho. Então repense nas suas atitudes e mude seu comportamento.

Fique atenta
A maior dúvida das mães é: qual é a idade certa para começar a falar dinheiro? Isso é muito relativo e você precisa entender os comportamentos do seu filho. A partir do momento que ele pedir um presente e mostrar interesse em trabalhar com o dinheiro, comece a conversa. Não meta os pés pelas mãos, você precisa ir com calma e aos poucos explicando qual é a importância do dinheiro e o jeito certo de lidar com ele.

Dê mesada
Respeite os limites e a idade do seu filho. A criadora e coordenadora do Programa de Educação Financeira, Cássia D’Aquino, indica que os pais só deem mesada a partir dos 11 anos de idade. A partir do momento que ele tiver dinheiro, mostre a importância de ter, guardar e realizar sonhos. Faça com que a criança estabeleça metas e crie projetos para realizar tudo com o seu próprio dinheiro.

Como pretende começar?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close