O preço de uma traição

O preço de uma traição

Já dizia o poeta Vinicius de Moraes: “Que seja eterno enquanto dure”. Se o amor acabar, converse e se separem sem mágoas. O problema é quando uma das parte fica quieta e se diverte com outra pessoa. A infidelidade traz dor e sacrifícios para um casal. E dependendo do caso, a traição pode custar caro!

Conversamos com Rodrigo da Cunha Pereira, advogado e presidente do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e tiramos as principais dúvidas neste caso. E já vamos avisando – o assunto é polêmico! 

FF: Traição é crime?
Rodrigo: O ato não é mais considerado crime e também deixou de ser causa determinante para uma separação ou divórcio. Mesmo assim, a infidelidade é tratada especificamente para cada casal.

Como a infidelidade interfere num divórcio?
A partir do momento que for provada a indignidade, isso pode acarretar consequências graves, como a perda da pensão alimentícia. Judicialmente a traição não resulta na perda da guarda dos filhos. Por mais que a mulher seja uma péssima esposa, pode ser uma ótima pessoa e mãe. Isso não interfere na educação dos filhos!

Quais são as consequências de uma traição?
A infidelidade pode causar a perda de pensão alimentícia ou um processo de danos morais. Tudo depende das provas reunidas e se for comprovado o ato de indignidade perde esses direitos. Não é simples o processo!

Precisa ter provas da traição?
Por mais que a indignidade seja um conceito aberto, é possível provar. Para isso precisa reunir provas de que a pessoa não gostava do marido, como: mensagens, bilhetes, gravações de telefonemas e testemunhas. As redes sociais têm sido um bom aliado de provas. 

Quanto isso pode custar para o traidor(a)?
Dependendo do vexame causado para uma pessoa, pode ser desde perda da pensão da alimentícia até uma indenização. Por mais que indenização seja difícil, ainda é possível. Isso varia para cada caso e depende da renda.

Qual advogado a parte traída deve buscar?
O especialista nisso é o advogado de família. Se não tiver condições para tocar o processo, peça ajuda defensoria pública da sua cidade.

Depois de entrar com esse processo é certo que farão a separação?
Na maioria das vezes o casal se separa, mas não necessariamente. Alguns perdoam e seguem a vida. Já outros perdoam e ficam com uma mágoa. Tem que ser muito maduro para perdoar… Se for para fazer uma comparação, a traição da mulher é como um lençol branco com uma mancha, enquanto a do homem é um lençol estampado. A traição da mulher é sempre mais polêmica.

Ficou mais alguma dúvida?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close