O que é melhor: consórcio ou financiamento?

O que é melhor: consórcio ou financiamento?

Você está precisando comprar um carro, mas na hora da compra fica na dúvida: é melhor financiar ou entrar em um consórcio? Bom, na verdade a melhor escolha vai depender muito mais da sua necessidade. As duas modalidades têm características bem distintas e alguns fatores podem indicar o consórcio como a opção mais vantajosa.

No entanto, a desvantagem da compra desta maneira é que você não pode adquirir o carro de imediato, a não ser que tenha uma boa reserva financeira para isso. Pelas regras do consórcio você só pode pegar o carro se for sorteada ou se tiver condições de dar o maior lance entre os participantes.

Bom, olhando por esse lado pode até parecer mais vantagem optar pelo financiamento, mas a situação não é bem assim. Neste caso, você tem a vantagem de sair com o carro da concessionária em poucos dias depois de fechar o contrato, mas obviamente essa “comodidade” sai cara.

As taxas de juros do financiamento são altas, principalmente no período em que estamos vivendo, em que a taxa básica de juros do país está elevada. De acordo com a última pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as taxas de juros que os bancos cobram em financiamentos de carros estão, em média, em 1,77% ao mês, a maior desde julho de 2012, quando o percentual era de 1,80%.

O consórcio, por outro lado, não cobra juros, mas cobra taxas de administração. Ainda assim, elas são bem mais baixas do que os juros praticados no financiamento. Como as operadoras de consórcios são livres para definir o valor que irão cobrar, o que vale mesmo é fazer uma boa pesquisa para encontrar o melhor valor.

consórcio x financiamento

Credibilidade

Se a sua opção for o consórcio, além da pesquisa por taxas de administração melhores, é preciso também checar a credibilidade da empresa. Para evitar contratempos, vale a pena explorar com calma as informações que o Banco Central divulga a respeito do tema em seu site oficial.

A instituição inclusive divulga as listas com as administradoras autorizadas a formarem consórcios, as que estão impedidas de formarem novos grupos, as que foram desimpedidas de atuar por ordem judicial e as que têm maior número de reclamações.

Tempo x dinheiro

Se você precisa do carro com urgência e não tem uma boa reserva financeira para dar de entrada, invariavelmente vai pagar mais caro pelo veículo. Neste caso, a sua única opção é mesmo o financiamento, já que, conforme citamos anteriormente, no consórcio você precisaria dar um lance vultuoso para conseguir retirar o veículo.

Uma alternativa que pode reduzir os seus custos, neste caso, é optar por um modelo mais econômico, com menor valor de mercado, ou seja, tentar reduzir no valor real do bem para que a incidência dos juros não deixe a aquisição em um valor astronômico.

Por outro lado, se você tiver um bom montante para dar de entrada, o consórcio pode ser uma opção melhor, porque você terá condições de dar um bom lance. Em todo caso, vale a pena também fazer uma pesquisa de taxas e valores de parcelas praticados nas duas modalidades, tendo em vista que você pode reduzir o valor das parcelas do financiamento se der uma entrada expressiva.

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close