O que é preciso saber sobre si mesma para ser uma boa chefe?

O que é preciso saber sobre si mesma para ser uma boa chefe?

Buscar autoconhecimento é algo que pode soar abstrato e um objetivo distante para muitas pessoas. Ainda que não seja fácil descobrir-se profundamente e entender exatamente a forma como afetamos as pessoas ao nosso redor, aprimorar este conhecimento é fundamental para que possamos progredir na carreira.

Quando você assume a posição de chefe ou mesmo decide abrir o seu próprio negócio, este autoconhecimento será importante para guiar sua conduta com seus funcionários. No sentido oposto, ter a exata noção sobre como controlar sua personalidade pode facilitar sua vida na hora de moldar o relacionamento profissional, seja com seu chefe ou demais colegas de trabalho.

Se falamos sobre liderança este aspecto ganha ainda mais importância, tendo em vista que o conhecimento sobre si própria é premissa para que você possa conhecer bem (e entender também) o outro.

Afinal, como saber se você está sendo ou não uma boa chefe se você não tiver a noção de quais comportamentos deve corrigir ou melhorar? É preciso saber gerenciar o próprio comportamento para conseguir gerir outras pessoas no ambiente profissional.

chefe-lideranca

Reflita sobre algumas situações que podem ser comuns. Se você for uma pessoa muito rígida em seus argumentos e acredita que esta é uma boa maneira de impor respeito, já pensou que do outro lado essa postura pode soar como arrogância?

Para cada comportamento que temos –  e que muitas vezes enxergamos de forma positiva por falta de autocrítica – existe a possibilidade de um antagonismo do outro lado. Nem sempre aquilo que queremos transparecer, por mais que façamos na melhor das intenções, é a mensagem que traduz-se para quem nos interpreta.

Buscando auxílio

Se você exerce um cargo de liderança, mas não sabe ao certo se está cumprindo bem este papel, é necessário encarar essa questão do autoconhecimento com mais seriedade. O início pode ser feito com a ajuda de um consultor em carreira, alguém para lhe orientar o que é necessário para melhorar suas capacidades de liderança.

Esse retorno sobre seu papel como líder deve ser feito não só pelo profissional, mas também é importante que você saiba pedir feedback às pessoas de seu convívio. Assim como um funcionário busca o retorno da chefe para saber se está na direção correta, é preciso também descobrir – através da percepção do outro – como vem sendo conduzida a sua liderança. Não deixe também de conversar a respeito disso com seus familiares. A intimidade de um familiar neste momento é importante, tendo em vista que ele terá mais abertura para lhe dizer aquilo que você precisa mudar ou melhorar.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close