O que fazer quando seu cônjuge não entende seu trabalho?

O que fazer quando seu cônjuge não entende seu trabalho?

*Love Mondays

Cada pessoa tem seus objetivos profissionais, independente de quais sejam – o trabalho é indispensável em nossas vidas. Em alguns momentos, temos que deixar a vida pessoal em segundo plano para entregar aquele projeto no prazo ou conseguir a promoção tão esperada.

Esses sacrifícios da vida pessoal podem gerar atritos nos relacionamentos com amigos, família e companheiro (a). Os problemas ficam mais evidentes quando surgem as reclamações sobre chegar muito tarde do trabalho, trabalhar nos fins de semana ou viajar demais. Apesar de a maioria dos cônjuges – seja namorado(a), esposa, ou marido – lidar positivamente esse tipo de situação, em alguns casos a intolerância e desconfiança podem gerar situações muito estressantes.

Você também pode gostar:
9 sinais de que você está sem qualidade de vida
Trabalhar mais horas é sinônimo de produzir mais?
Vídeo: Camila Achutti fala sobre carreira em programação

A pressão do trabalho associada à cobrança do cônjuge, no momento que teoricamente deveria ser de tranquilidade, torna a situação ainda mais difícil.Em casos extremos, a profissional fica com a carreira desestabilizada, dividida entre sua carreira e sua vida pessoal.

casal_conversa

Continue a ler a matéria na próxima página!

Se isso acontece com você, o ideal é ter uma conversa franca com o cônjuge, explicando a situação da empresa e dos projetos nos quais está envolvido(a) e pedindo paciência neste momento. Se há uma desconfiança do motivo de  você estar chegando tarde em casa, conte histórias sobre outras pessoas que estão na mesma empreitada  e explique que a permanência no trabalho é extremamente necessária para o término do projeto.

Uma opção em vez de ficar até altas horas no escritório é ir para casa mais cedo, jantar com seu cônjuge e, depois, voltar ao trabalho no sistema home office, caso a empresa dê flexibilidade para isso. Pode parecer estranho e cansativo, mas essa pequena atenção minimiza a sensação de descaso que o parceiro pode estar sentindo. Reservar um dia da semana para jantar fora  também é uma opção para equilibrar a situação.

Nessa situação, é importante ter em mente o seguinte: um parceiro para a vida precisa entender o seu trabalho e estar do seu lado mesmo nesses momentos difíceis. Então, é fundamental que haja diálogo, compreensão e flexibilidade para que o relacionamento não seja prejudicado.

Sobre o Love Mondays:

A maior comunidade de carreiras do Brasil, onde você descobre os salários e satisfação dos funcionários em cada empresa. Com mais de 500 mil avaliações e faixas salariais postadas por funcionários de 70 mil empresas de todo o país, você tem as informações que precisa para fazer uma boa escolha de carreira. 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Love Mondays

Love Mondays

<3 Trabalho

close