O que levar da faculdade para a vida profissional?

O que levar da faculdade para a vida profissional?

A faculdade é certamente uma época para ficar marcada na vida de todo mundo! Nessa etapa da vida, os bons momentos de curtição entre os novos amigos misturam-se à maturidade que começa a ser cultivada para encarar de vez a vida adulta: o mercado de trabalho.

A verdade é que muitas oportunidades de preparação passam despercebidas por grande parte dos estudantes, oportunidades que nem sempre estão inclusas na grade de ensino.

Nós sabemos que nem sempre é fácil andar sempre na linha, que dá vontade de matar aquela aula de metodologia científica para tomar uma cerveja no barzinho da esquina e contar com algum colega para colocar nosso nome da lista de chamada!

Bom, tentações à parte, quem está vivendo essa realidade agora deve ter a percepção de agarrar todas as oportunidades de aprimoramento e preparação para o mercado de trabalho. Quer saber como? Então preste atenção em algumas dicas.

Capacidade de lidar bem com as diferenças

Em sua sala, o mais provável é que você opte por fazer os trabalhos em grupo com seus amigos, a não ser por uma ou outra exceção, em que um aluno que faz disciplina isolada entra na “panelinha” de vocês ou algum professor resolve criar grupos diferentes.

De forma geral, você pode até pensar que isso é suficiente para trabalhar as suas capacidades de desenvolver bem um trabalho em equipe, mas não é bem assim. Por mais que você queira sempre trabalhar em grupo com as pessoas com quem tem mais afinidade, fora da faculdade não será assim.

Aproveite esta etapa para aproveitar as oportunidades de trabalhar com pessoas diferentes, com ideias destoantes das suas, até mesmo com aquelas pessoas com quem você não se dá muito bem. Encare isso como um treino para a vida real! Não será raro deparar-se com colegas de trabalho com personalidades e formas de pensar completamente diferentes, portanto é preciso desenvolver a habilidade de lidar com isso.

o que levar da faculdade para a vida profissional

Atividades extraclasse

Você é o tipo de pessoa que não costuma dar muita importância a seminários, trabalhos voluntários, enfim, atividades fora da faculdade? Para você basta ter frequência suficiente em todas as matérias e arrumar um estágio? Se a resposta for sim para as duas perguntas, sua situação é crítica!

A faculdade te dá oportunidade de aproveitar experiências que nem sempre serão tão diversificadas no mercado de trabalho. O objetivo aqui é deixá-la pronta para a vida profissional, com objetivos bem definidos e preparação para aceitar os desafios que irão surgir.

Sendo assim, aproveite tudo que puder para explorar suas opções de atuação na área que te interessa. Participar de atividades fora da faculdade pode ampliar sua visão sobre como poderá seguir seu caminho profissional. Além disso, são ótimas oportunidades de desde cedo criar networking, trabalhar suas capacidades interdisciplinares e entender melhor como associar a teoria aprendida em sala com a prática.

Intercâmbio

Fazer um intercâmbio durante a faculdade não é só questão de curtir uma viagem fora do país. O objetivo aqui é a troca, o compartilhamento de novas ideias, a experimentação de uma nova cultura.

Essa experiência de vida pode ser crucial se você, por exemplo, for trabalhar em uma multinacional. Lidar com colegas de trabalho estrangeiros, superiores, fornecedores e clientes de outras nacionalidades pode tornar-se mais fácil se você já trouxer uma bagagem de uma experiência de intercâmbio.

Para quem tiver interesse, o governo federal tem um programa chamado Ciências sem Fronteiras, no qual os selecionados ganham bolsas para estudar fora do Brasil.

Se você não tiver condições de fazer um intercâmbio, existem outras maneiras de adquirir experiências de outras culturas. Procure fazer um curso de idiomas, aproveite as oportunidades que tiver para interagir e fazer amizades com intercambistas que estiverem no Brasil!

 

E você, quais as experiências mais importantes que já viveu na faculdade? Compartilhe conosco a sua história!

 

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close