O que não pode faltar na sua casa – parte 3

08.03.2013

-

Por Governess Consultoria Familiar

O que não pode faltar na sua casa – parte 3

*Antoniele Fagundes

Para ter uma casa completinha, sem nenhum item faltando ou, pior, com artigos que quase não usamos, temos que ter uma lista detalhada de tudo. Já fizemos uma de artigos gerais para o banheiro e outra de itens para a cozinha. Hoje, para finalizar a série, vou falar sobre a listinha de itens para enxoval de cama – mas só os necessários, claro!

Para uma noite tranquila

Vou começar pelo mais importante: o colchão da cama. É bastante importante salientar a necessidade de um bom colchão para uma boa noite de sono. Afinal, para termos um bom dia, uma boa noite de sono é fundamental. Por isso não economizem com o seu colchão!

Acho válido comprar protetores de colchão para proteger o colchão dos corriqueiros acidentes, como derramar bebidas ou até mesmo um xixi inesperado dos filhotes. Providencie dois protetores de colchão e quando um estiver lavando, terá o outro para repor.

Travesseiros

A quantidade ideal é de dois bons para cada morador da sua casa e dois extras para os eventuais hóspedes. Existem diversos tipos: os de pena, de espuma, de viscoelastico e outros mais, vai do gosto de cada um.

Minha dica: Apesar das indicações de que um colchão dura de três a cinco anos, não vejo a necessidade de trocar travesseiros e colchão em datas certas. Existem colchões e travesseiros que duram muito tempo. Existem colchões e travesseiros que duram muito tempo e existem diferentes tipos de necessidades. Por isso, troque o seu colchão ou travesseiro somente quando surgir a necessidade (ou seja, o desconforto com o antigo).

Edredom ou cobertor?

Isso é pessoal, porque algumas pessoas preferem dormir com edredom e outras não abrem mão do cobertor. Por isso, escolha qual o melhor te atende. De qualquer maneira, tenha dois para cada pessoa. Lave esporadicamente e use um enquanto o outro estiver lavando.

Se você usa edredom, tenha também 3 capas para ele. Assim, além de poder mudar a cara da sua cama mais vezes, também economiza com a lavagem do edredom, lavando apenas a capa. Para ter o edredom ou o cobertor sempre limpo, lave-os a cada 2 meses.

Além dessas duas opções também existem as colchas, que servem para cobrir a cama e proteger o lençol ou o edredon da poeira. Neste caso, tenha duas opções para usar.

Jogo de cama

Na minha opinião, os lençóis de 100% algodão são os melhores. Já a quantidade de fios da roupa de cama vai de acordo com o gosto de cada um. Para não passar apuros, tenha 3 jogos de cama completos – lençol, lençol de cima e fronha.

Apesar de faltarem alguns itens também básicos, vale a pena pensar para saber o que é necessário e o que é extraordinário em casa! Quando conseguimos fazer essa separação, refletimos melhor sobre os nossos gastos extras.

Concordaram com as minhas sugestões?

Um grande abraço!

Antoniele

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando familias em todas as questoes domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@babaideal.com.br.

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close